Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorLamb, Robertopt_BR
dc.contributor.authorPorto, Leandro da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2010-04-16T04:15:35Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/19151pt_BR
dc.description.abstractNo Brasil, a maioria das empresas é de micro ou pequeno porte, sendo de extrema importância para a conjuntura socioeconômica, entretanto estas possuem um tipo de gestão administrativa pouco especializada e muito ligada à personalidade e às características de seus proprietários. Sendo assim criam-se empresas com bons produtos, porém com pouco conhecimento técnico dos processos que envolvem a administração de uma empresa. Conseqüentemente, a função financeira é relegada a um segundo plano, preocupando-se basicamente com as entradas e saídas de caixa. Buscando modificar este cenário, este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo demonstrar que as estratégias tomadas pelas empresas têm impacto direto no seu fluxo de caixa, e quando as ferramentas de auxilio à gestão da tesouraria são ineficientes ou inexistentes as empresas tornam-se vulneráveis ao mercado, podendo levar a falência do empreendimento. Utilizando-se de uma pesquisa qualitativa do tipo consultoria, na qual o pesquisador busca diagnosticar os possíveis problemas e propor melhorias, foi realizada uma comparação do modelo de gestão de tesouraria utilizado pela Rede de Lojas X com os modelos sugeridos pela literatura específica e avaliados os benefícios que estes poderão trazer à empresa, em termos de eficiência das ferramentas de gestão, da utilização da tecnologia da informação, da capacitação dos colaboradores envolvidos e da interação da gestão do caixa com os agentes externos à empresa.pt_BR
dc.description.abstractIn Brazil, the majority of companies are of micro or small size, and are of extreme social-economical importance. But the administration process is not very specialized and it depends a lot on the character of the owners. Therefore, companies create good products but with little technical knowledge of the process that is needed for administrating a company, and its financial function. Consequently, its finances are of second importance, and cash-flow becomes its main concern. Trying to modify this scenario, this dissertation aims to demonstrate, that the strategies adopted by companies have a direct impact on your cash flow. When tools to aid cash management are ineffective or no existent companies become vulnerable to the markets and can lead to bankruptcy of the enterprise. Using a qualitative research consultancy type the researcher will try to diagnose the possible problems and suggest improvements. We will perform a comparison of the model of cash management used by Rede de Lojas X with the models suggested in the literature. We will study the benefits they can bring to the company in terms of efficiency management tools, the use of information technology, the training of staff involved and the interaction with the box-people outside the company.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTreasuryen
dc.subjectTomada de decisãopt_BR
dc.subjectWorking capitalen
dc.subjectEstratégia : Finançaspt_BR
dc.subjectCash flowen
dc.subjectMicro e pequenas empresaspt_BR
dc.subjectFluxo de caixapt_BR
dc.subjectFinancial strategiesen
dc.subjectMicro and small bussinessen
dc.titleA importância da gestão de tesouraria nas decisões estratégicaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000734280pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem