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dc.contributor.advisorBecker, Karinpt_BR
dc.contributor.authorEbeling, Régispt_BR
dc.date.accessioned2019-04-09T02:34:38Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/190161pt_BR
dc.description.abstractA sociedade brasileira expressa cada vez mais suas opiniões em meios digitais, fomentando discussões nos mais diversos assuntos. O volume de dados gerados pelas redes sociais com este tipo de conteúdo, como o Twitter, apresenta inúmeras oportunidades de exploração, muitas delas ainda não aproveitadas. Neste trabalho busca-se identificar e mensurar o impacto causado por um debate eleitoral na intenção de votos para a presidência da República, a partir das opiniões sobre candidatos expressas na rede social Twitter. Baseado nos resultados obtidos, o custo e o tempo empregados em uma pesquisa eleitoral poderiam ser substituídos pela execução do experimento proposto no presente trabalho. O desenvolvimento do trabalho deu-se pela construção de um classificador para analisar as opiniões geradas via tweets para 3 candidatos à presidência monitorados ao final do 1o turno (Ciro Gomes, Fernando Haddad e Jair Bolsonaro), obtendo a porcentagem de aceitação de cada um para cada um dos debates. Foi mensurado para cada um dos debates o percentual de opinião positiva dos candidatos antes e após um debate, assim analisando a tendência de evolução da aceitação ou rejeição de cada um dos postulantes. Os classificadores dos candidatos monitorados obtiveram métricas de avaliação razoáveis na fase de treinamento e teste, porém os resultados alcançados pelo trabalho, ao serem comparados com as pesquisas de intenção de voto oficiais nos períodos dos debates, não apresentaram valores totalmente precisos. Uma análise adicional foi realizada neste trabalho para comparar as intenções de voto estimadas com o resultado final do 1o turno das eleições e desta vez, conseguiu retratar fielmente os percentuais de voto dos dois primeiros candidatos, Jair Bolsonaro e Fernando Haddad.pt
dc.description.abstractBrazilian society has increasingly displayed its opinions in digital media, fomenting discussions on various subjects. The volume of data generated by social networks with this type of content, such as Twitter, which are potential research opportunities, are often not yet used. This paper aims to identify and measure the impact caused by an electoral debate in the intention of votes for the presidency of the Republic, based on the opinions on candidates expressed in the social network Twitter. Based on the results obtained, the cost and time spent in an electoral survey could be replaced by the execution of the experiment proposed in the present work. The development of the work was done by the construction of a classifier to analyze the opinions generated by tweets to 3 presidential candidates monitored at the end of the first round (Ciro Gomes, Fernando Haddad and Jair Bolsonaro), obtaining the percentage of acceptance of each one for each of the debates. The percentage of positive opinion of the candidates before and after a debate was measured for each of the debates, thus analyzing the tendency of the acceptance or rejection of each one of the candidates. The classifiers of the monitored candidates obtained reasonable evaluation metrics in the training and testing phase, but the results achieved by the work, when compared to official voting intentions surveys during the debates, didn’t present totally accurate values. An additional analysis was carried out in this work to compare the estimated voting intentions with the final result of the first round of the elections and this time, it was able to faithfully portray the voting percentages of the first two candidates, Jair Bolsonaro and Fernando Haddad.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRecuperacao : Informacaopt_BR
dc.subjectSentiment Analysisen
dc.subjectTwitterpt_BR
dc.subjectPresidential Electionsen
dc.subjectEleições : Brasilpt_BR
dc.titleUm estudo do impacto dos debates eleitorais da eleição presidencial de 2018 na opinião dos usuários do twitterpt_BR
dc.title.alternativeA Study of the Impact of Electoral Debates on the 2018 Presidential Election in Twitter Users’ Opinion en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001088763pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Informáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationCiência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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