A química da agricultura: uma temática para a construção do conhecimento químico por meio do enfoque CTS
View/ Open
Date
2018Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese
A abordagem com ênfase CTS (Ciência Tecnologia e Sociedade), conduzida através de temas de relevância social, tem por objetivo desenvolver a alfabetização científica e tecnológica dos cidadãos, propiciando valores e habilidades necessárias para a tomada de decisões responsáveis e conscientes. Neste sentido, foi escolhido a temática “Agricultura”, que além de ser um tema de relevância social, também aproxima o estudante da sua realidade, tendo em vista que a cidade onde a Escola se localiza tem ...
A abordagem com ênfase CTS (Ciência Tecnologia e Sociedade), conduzida através de temas de relevância social, tem por objetivo desenvolver a alfabetização científica e tecnológica dos cidadãos, propiciando valores e habilidades necessárias para a tomada de decisões responsáveis e conscientes. Neste sentido, foi escolhido a temática “Agricultura”, que além de ser um tema de relevância social, também aproxima o estudante da sua realidade, tendo em vista que a cidade onde a Escola se localiza tem como umas das principais atividades econômicas a agricultura. O objetivo dessa pesquisa é averiguar a construção do conhecimento de conceitos científicos, por parte de estudantes do ensino médio, que emergirão através da abordagem da temática "A Química da Agricultura" sob uma perspectiva CTS. A presente pesquisa é de natureza qualitativa e contou com a participação de 55 estudantes de três turmas de 1ª série do ensino médio, de uma Escola Pública Estadual de ensino regular, na cidade de Triunfo-RS. Foi realizada uma sequência didática contendo 10 encontros, nos quais foram trabalhados os conteúdos relacionados à temática. Os dados foram coletados através dos seguintes procedimentos: 1) Questionário inicial; 2) Entrega de exercícios; 3) Relatório de atividade prática; 4) Produção de resenha; 5) Atividade avaliativa; 6) Questionário final e 7) produção de texto. A análise foi conduzida a partir dos pressupostos de Análise de Conteúdo. Apesar das dificuldades que os estudantes apresentaram, bem como da falta de profundidade da maioria das respostas, verificou-se que houve uma evolução conceitual dos estudantes, que em sua maioria desenvolveu conhecimentos sobre a temática e pôde relaciona-la com tópicos da química, desenvolvendo habilidades e valores almejados pela presente abordagem. Conclui-se dessa forma que a abordagem proposta pode facilitar o aprendizado e propiciar o desenvolvimento de habilidades relacionadas aos conteúdos de química e a alguns valores de coletividade, como a solidariedade, compromisso social e reciprocidade. ...
Abstract
The approaches focused on STS aims to develop citizes’ Science and technology literacy, allowing the construction of values and skills needed for conscious and responsible decisions. Therefore, the issue “Agriculture” was choosen because it presentes social relevance and brings the reality to student since their school is located in Triunfo-RS county, which has agriculture as one of its main economic activity. Thus, the aim of this work is to investigate the construction of chemical concepts’ k ...
The approaches focused on STS aims to develop citizes’ Science and technology literacy, allowing the construction of values and skills needed for conscious and responsible decisions. Therefore, the issue “Agriculture” was choosen because it presentes social relevance and brings the reality to student since their school is located in Triunfo-RS county, which has agriculture as one of its main economic activity. Thus, the aim of this work is to investigate the construction of chemical concepts’ knowledge by high school students about theme “The Chemistry of Agriculture” under STS perspective. The presente research has a qualitattive character and was performed with 55 students of high school first year from a public school located in Triunfo-RS. A pedagogical sequence was applied for 10 classes, which were based on thematic topics. Data were collected through different procedures: 1) Initial questionaire; 2) Exercises delivering; 3) Reports os practical activities; 4) Review production; 5) Test; 6) Final questionaire; 7) Text production. Analysis were conducted by assumptions of Content Analysis. In spite of the presented dificulties, as well as lacking of depth regarding the answers, it was observed a conceptual evolution by the students, who acquired thematic knowledges and could do relations with Chemistry contentes, developing the wanted skills and values. It was concluded that this approach can facilitate the students’ learning and propitiate the development of skills related to Chemistry contentes and to some collective values, such as solidarity, social commitment and reciprocity. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Química. Curso de Química: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License