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dc.contributor.advisorSalgado, Tania Denise Miskinispt_BR
dc.contributor.authorSchwarz, Filipe Waldemarpt_BR
dc.date.accessioned2019-04-02T04:10:14Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/189875pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho consiste em analisar o perfil dos egressos do Ensino Médio que receberam destaque nas edições de 2013 a 2017 da Olimpíada de Química do Rio Grande do Sul, sendo encontrados 544 estudantes de 91 instituições de ensino que se enquadravam neste perfil. Os dados foram levantados a fim de observar uma possível influência que o destaque na Olimpíada tenha na escolha dos cursos de ensino superior em que ingressarem na universidade e analisar suas instituições de ensino de origem afim de discutir fatores que possam ter influenciado nos seus bons desempenhos na prova. Utilizou-se a análise de documentos como instrumento para esta pesquisa e, para análise, os dados levantados foram discutidos qualitativamente com base nas ideias de Bourdieu. Observaram-se proporções semelhantes para os cinco anos de reapresentação de bom desempenho para alunos que já haviam participado em edições anteriores, de escolha de curso para ingresso no ensino superior e constatou-se uma relação entre a quantidade de alunos que apresentaram bom desempenho e regiões do Estado do Rio Grande do Sul geradoras de maior PIB. Observou-se também que o maior investimento na educação pode permitir que mais alunos possam apresentar melhor desempenho em provas deste tipo.pt
dc.description.abstractThis work consists of analyzing the profile of high school graduates who participated in the 2013 to 2017 editions of the Chemistry Olympiad of Rio Grande do Sul, where 544 students from 91 educational institutes fit in these criteria. The data were collected in order to observe a possible influence that the prominence in the Olympiad has in the choice of the undergraduate courses chosen to enter in the university, and also analyze their schools of origin in order to discuss factors that may have influenced their good performance in the event. Documental analysis was used as an instrument for this research and, for analysis, the data collected were qualitatively discussed based on ideas of Bourdieu. Similar proportions were observed for the five-year re-presentation of good performance for students who had already participated in previous editions, for undergraduate course to enroll in higher education, and was found a relationship between the number of students who performed well and regions of the State of Rio Grande do Sul that generate higher GDP. It was also noted that increased investment in education could enable more students to perform better in such examsen
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectOlimpíada de Química : Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectChemistry Olympiad of Rio Grande do Sulen
dc.subjectEnsino de quimicapt_BR
dc.subjectProfile of students with good performanceen
dc.subjectDesempenho escolarpt_BR
dc.subjectCompetitionen
dc.subjectCompeticaopt_BR
dc.titleOlimpíada de química do Rio Grande do Sul : para onde vão os estudantes de melhor desempenhopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001090232pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationQuímica: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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