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dc.contributor.advisorBertotto, Marcia Reginapt_BR
dc.contributor.authorCogan, Andreapt_BR
dc.date.accessioned2019-03-29T04:11:53Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/189806pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho se propôs a analisar o comportamento de consumo das pessoas que visitam as lojas dos museus. Além de compreender as ações aplicadas pelas lojas dos museus em nível do Produto, Preço, Promoção e Praça (Composto de Marketing) e identificar as motivações para o consumo de produtos relacionados aos museus que são comercializados em suas lojas, bem como, demonstrar as contribuições que envolvem as relações entre marketing e museus. A pesquisa se caracterizou por ser bibliográfica visando buscar fundamentação teórica com relação à temática da economia em museus, consumo cultural, gestão e sustentabilidade econômica das instituições culturais. O trabalho de campo teve como referência os métodos de pesquisa qualitativa e quantitativa envolvendo levantamentos realizados a partir de questionários semiestruturados, focados principalmente no consumidor de lojas de museus. Para construir uma reflexão sobre essa questão, ou seja, a análise das lojas de museus e seu público consumidor, foi realizada tabulação dos resultados às questões propostas com 25 pessoas, de bairros diferenciados fora dos espaços de museus. A pesquisa ressaltou a existência de diferentes percepções e perspectivas em relação às circunstâncias da visita às lojas de museus e permitiu a composição de uma avaliação do comportamento de consumo das pessoas que visitam essas lojas, desde aquelas que compram souvenirs até o papel significativo que a experiência de consumo tem nas pessoas, bem como, a importância do marketing em lojas de museus. As informações obtidas pela análise das políticas adotadas pelas lojas dos museus em nível do Produto, Preço, Promoção e Praça, também foram importantes para compreender a satisfação do consumidor na visita às lojas. Da mesma forma, concluiu-se, que a realidade mostra que muitos museus na tentativa de valorizar os seus recursos, vêm desenvolvendo ações com o objetivo principal de atração de grandes públicos, utilizando áreas como a loja e os espaços para eventos, apostando fortemente na inovação e diversificação dos seus serviços.pt
dc.description.abstractThis purpose of this work was to analyze the consumer behavior of museum shop customers. In addition to understanding the actions applied by museum shops in regard to Product, Price, Promotion and Place (Marketing Compound) and to identify the motivations for the consumption of museum related products sold in the shops, as well as to demonstrate the contributions involved in the relation between marketing and museums. The research was characterized by being bibliographical, in search of theoretical subsides in relation to the subject of economy in museums, cultural consumption, management and economic sustainability of the cultural institutions. The field work was based on the methods of qualitative and quantitative research, including surveys carried out semistructured questionnaires, focused primarily in the consumer of shops of museums. To build considerations on this question, i.e, the analysis of the museum shops and their consumers, the results of the questions answered by 25 individuals, from different areas, were examined. The inquiry emphasized the existence of different perceptions and perspectives regarding the circumstances of the visit to museum shops and allowed the establishment of an evaluation of the behavior of consumption of the people who visit these shops, ranging from those who buy souvenirs up to the significant role that the shopping experience has for the persons, as well as, the importance of marketing in museum shops. The information obtained by the analysis of the policies adopted by the museum shops in termos of Product, Price, Promotion and Place, were also important to understand the satisfaction of the consumer while visiting the shops. Likewise, it was concluded that, in reality, many museums in na attempt to value their own resources, have been developing actions with the main aim of attraction large publics, using areas such as the shop and other spaces for events, betting strongly on the innovation and diversification of their services.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMuseum shopsen
dc.subjectMuseupt_BR
dc.subjectMarketingen
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectMuseumsen
dc.subjectSouvenirsen
dc.subjectConsumptionen
dc.titleMuseus : um novo espaço de consumopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001088270pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationMuseologia: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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