O comportamento informacional dos discentes de pós-graduação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e do Instituto de Letras da UFRGS
dc.contributor.advisor | Sousa, Rodrigo Silva Caxias de | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Jepherson Santos da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-03-29T04:11:17Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/189767 | pt_BR |
dc.description.abstract | Estudo que investiga o comportamento informacional dos discentes dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e do Instituto de Letras da UFRGS em relação à busca e ao uso da informação. Apresenta breves informações acerca do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, do Instituto de Letras e da Biblioteca de Ciências Sociais e Humanidades. Faz uma caracterização dos sujeitos da pesquisa em relação à faixa etária, ao curso de pós-graduação, ao tipo de vínculo e à semestralidade no curso. Identifica quais são as fontes de informação que os alunos mais utilizam, observa a frequência do uso da Biblioteca de Ciências Sociais e Humanidades e o comportamento informacional dos pós-graduandos. A pesquisa caracterizou-se como descritiva com abordagem quantitativa e teve como instrumento de coleta de dados um questionário enviado por e-mail aos discentes dos cursos de Mestrado e Doutorado dos seguintes Programas de Pós-Graduação: Antropologia Social (PPGAS), Sociologia (PPGS), Filosofia (PPGF), Ciência Política (PPGCP), História (PPGH), Políticas Públicas (PPGPP), Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfH) e também ao Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL). Esse instrumento foi composto por 14 questões fechadas. A amostra foi composta por 158 estudantes. Conclui que os discentes buscam livros, artigos de periódicos e a literatura cinzenta predominantemente, frequentam a biblioteca raramente, o turno que preferem é o da tarde, buscam informações através do catálogo on-line SABi-UFRGS e, na maioria das vezes, localizam os materiais desejados. Quando não encontram o material que necessitam na biblioteca, preferem utilizar as ferramentas de busca na Internet. As bases de dados que mais utilizam são: SciELO, Google Acadêmico e o Portal de Periódicos da Capes e o serviço mais procurado é o empréstimo domiciliar. Por fim, sugere a ampliação de estudos em relação a esses públicos e o emprego de outras metodologias sobre comportamento informacional objetivando conhecer os aspectos cognitivos e emocionais desses pós-graduandos. | pt |
dc.description.abstract | A study that investigates the informational behavior of the students of the Postgraduate Programs of the Institute of Philosophy and Human Sciences and the Institute of Letters of UFRGS in relation to the search and the information use. It presents brief informations about the Institute of Philosophy and Human Sciences, the Institute of Letters and the Library of Social Sciences and Humanities. It makes a characterization of the subjects of the research in relation to the age, the postgraduate program to which it is linked, the category being studied and the semestrality in the course. It identifies the sources of information that students use most, observes the frequency of the use of the Library of Social Sciences and Humanities and the informational behavior of the postgraduate students. The research was characterized as descriptive with a quantitative approach, has as an instrument of data collection a questionnaire sent by email to the students of the master's and doctoral courses of the following Postgraduate Programs: Anthropology Social (PPGAS), Sociology (PPGS), Philosophy (PPGP), History (PPGH), Public Policy (PPGPP), Professional Master's Degree in History Teaching (ProfH) and also to the Postgraduate Program in Letters (PPGL). This instrument was composed of closed 14 questions. The sample consisted of 158 students. It concludes that students are looking for books, periodical articles and gray literature predominantly, they attend the library rarely, the one they prefer is the afternoon, they search for information through the online catalog SABi-UFRGS and, in the majority of the times, they locate the desired materials. When they do not find the material they need in the library, prefer to use the search tools on the Internet. The databases they use most are: SciELO, Google Academic and the Capes Journals Portal and the service most sought is the home loan. Finally, it suggests the expansion of studies in relation to these audiences and use of other methodologies on informational behavior in order to know the cognitive and emotional aspects of these postgraduate students. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Informational behavior | en |
dc.subject | Comportamento informacional | pt_BR |
dc.subject | Social Sciences and Humanities | en |
dc.subject | Estudo de usuário | pt_BR |
dc.subject | Postgraduate students | en |
dc.subject | Library of Social Sciences and Humanities | en |
dc.subject | Search and use of information | en |
dc.title | O comportamento informacional dos discentes de pós-graduação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e do Instituto de Letras da UFRGS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001087669 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Biblioteconomia | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License