Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMedeiros, Jackson da Silvapt_BR
dc.contributor.authorMoraes, Vinícius Cerva dept_BR
dc.date.accessioned2019-03-29T04:11:06Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/189753pt_BR
dc.description.abstractBusca responder o seguinte problema: como está caracterizada a área da Ética da Informação nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Brasil? Para tanto, elabora objetivos específicos: aprender sobre a Ética da Informação através dos seus tópicos de interesse; identificar quais projetos de pesquisa, artigos e disciplinas dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Brasil podem estar abordando a área da Ética da Informação, e categorizar o material identificado. Desenvolve, a fim de atingir estes objetivos, uma pesquisa básica, quantitativa e descritiva, sob a técnica de Análise de Conteúdo, com a qual se vale de elaboração de índice e indicadores (ensino, pesquisa e produção), cuja variável é a frequência de ocorrência dos tópicos de interesse da Ética da Informação nas disciplinas, projetos de pesquisa e artigos dos Programas da área científica já mencionada. Infere que há uma disparidade significativa com relação ao tópico da ética profissional do bibliotecário entre os indicadores de pesquisa e produção; que o tópico de plágio, ocorrido em disciplina, artigo e projeto, é um assunto muito pertinente atualmente; que o papel da docente Isa Maria Freire nos assuntos que relacionam Ética da Informação com a Web é um destaque, e que Maria Nélida González Gómez, por mais que tenha sido vista sua participação só num projeto de pesquisa, ainda assim contribuiu com a criação de um livro em 2017 sobre Ética da Informação. Conclui que é interessante um trabalho acadêmico sobre Ética da Informação mais aprofundado, tomando, talvez, uma amostra de todos os Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação brasileiros e, assim, não se limitando a analisar disciplinas, projetos e artigos, como também livros e capítulos de livros, por exemplo. Conclui, ainda, questionando a necessidade de haver uma igualdade/”simetria” entre quantidade de projetos e artigos sobre um determinado assunto, bem como, por fim, destaca a importância da área da Ética da Informação em função da existência de desafios ético-informacionais propostos por tópicos como plágio e fake news.pt
dc.description.abstractIt tries to answer the following problem: how is it characterized the area of Information Ethics in the Post-Graduation Programs of Information Science of Brazil? To achieve this, it elaborates these specified objectives: to learn about Information Ethics through its topics of interest; to idenfity which research projects, articles and disciplines in the Post-Graduation Programs of Information Science of Brazil might be dealing with the area of Information Ethics, and to categorize the identified material. It develops, in order to meet these goals, a basic, quantitative and descriptive research, using the technique of Content Analysis, by whom it is created an index and indicators (teaching, research and production), whose variable is the frequency that topics of interest of Information Ethics appear in the disciplines, research projects and articles of the Programs of the mentioned scientific area. It infers that it is occurring a significative disparity regarding the topic of the ethics of the librarian between the indicadors of research and production; that the topic of plagiarism, occurring in discipline, article and reserch project, is a very pertinent subject nowadays; that the role of Professor Isa Maria Freire in the subjects that relate Information Ethics and the Web deserves an emphasis, and that Maria Nélida González Gómez, even though her participation was seen only in a research project, nevertheless contributed with the creation of a book in 2017 about Information Ethics. It concludes that it is interesting a deeper academic work about Information Ethics, maybe gathering a sample of all the brazilian Post-Graduation Programs of Information Science and, this way, not being limited in analyzing disciplines, projects and articles, but also books and book chapters, for instance. It still concludes questioning the necessity of having an equality/”symmetry” between the quantity of projects and articles about a certain subject, as well as, finally, highlighting the relevance of the area of Information Ethics based on the existence of ethical-informational challenges presented by topics like plagiarism and fake news.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInformation Ethicsen
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectPós-Graduação : Brasilpt_BR
dc.subjectPost-Graduation of Information Science of Brazilen
dc.titleA ética da informação nos programas de pós-graduação em Ciência da Informação do Brasil : uma análisept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001087787pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples