Santuário de Caravaggio : a patrimonialização de um espaço edificado a partir das relações da comunidade
dc.contributor.advisor | Faria, Ana Carolina Gelmini de | pt_BR |
dc.contributor.author | Rodrigues, Luiza Ambrosi | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-03-29T04:10:56Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/189739 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse trabalho identifica as relações que potencializam o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, situado em Farroupilha/RS, enquanto patrimônio cultural. Demanda quais aspectos materiais e imateriais indicam a apropriação desse espaço por parte da comunidade e seus frequentadores. Questiona como esse espaço é percebido no imaginário da população. Para isso, analisa o modo como as relações entre comunidade, visitante e espaço alicerçam valor ao Santuário na perspectiva patrimonial. Identifica quais aspectos culturais e históricos indicam uma relação entre a comunidade e o Santuário. Investiga qual a percepção dos moradores e visitantes perante o espaço. Reflete acerca da patrimonialização a partir das relações materiais e imateriais. A investigação se utilizou de documentação direta e indireta baseada em revisão bibliográfica e análise de fontes documentais. Também foram realizadas entrevistas semiestruturadas, com abordagem qualitativa, buscando-se interpretar o fenômeno e apresentá-lo por meio de dados qualitativos. Para o embasamento teórico foram trabalhados conceitos como representação, imaginário, patrimônio, identidade, sempre direcionados à perspectiva comunitária, utilizando-se autores como Hugues de Varine, Sandra Jatahy Pesavento, Bruno Brulon Soares, Tereza Scheiner e outros. Conclui que a comunidade permeou a história do complexo de Caravaggio, e vice-versa, tornando-se um espaço de reafirmação identitária e difusão cultural, por meio de eventos como as romarias e a recente edificação denominada Memorial dos Devotos. Para além disso, identificou a comunidade como agente política por meio das reinvindicações e campanhas por ela estabelecidas. Ainda, o papel dos turistas foi constatado como significativo por fomentar economicamente e culturalmente o local. Essas variadas relações demonstraram-se efetivas na patrimonialização do espaço enquanto bem tangível, sendo sua materialidade valorizada a todo momento por meio das dinâmicas coletivas. | pt |
dc.description.abstract | This work aims to identify the relationships that value the Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, located in Farroupilha / RS, as a cultural heritage. It identifies which material and immaterial aspects indicate the appropriation of this space by the community and its regulars. It questions how this space is perceived in the imagination of the population. Therefore, it analyzes how the relations between community, visitor and space value the Sanctuary in the patrimonial perspective. It identifies what cultural and historical aspects indicate a relationship between the community and the Sanctuary. It investigates the perception of residents and visitors regarding space. It reflects on patrimonialization as from material and immaterial relations. The research used direct and indirect documentation based on bibliographic review and analysis of documentary sources. It also performed semi-structured interviews with a qualitative approach, seeking to interpret the phenomenon and present it through qualitative data. For the theoretical basis, concepts such as representation, imaginary, patrimony, identity, always focused on the perspective of the community were worked with authors like Hugues de Varine, Sandra Jatahy Pesavento, Bruno Brulon Soares, Tereza Scheiner and others. It concludes that the community has permeated the history of the complex of Caravaggio, and vice versa, becoming a space for reaffirmation of cultural identity and diffusion, through events such as pilgrimages and the recent building called Memorial dos Devotos. In addition, the community has been identified as a political agent through established claims and campaigns. Moreover, the role of tourists was considered significant because it economically and culturally promotes the place. These varied relationships proved effective in the patrimonialization of space as a tangible patrimonial, being its materiality is valued at all times through collective dynamics. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Patrimônio cultural | pt_BR |
dc.subject | Community | en |
dc.subject | Santuário de Caravaggio | en |
dc.subject | Patrimonialização | pt_BR |
dc.subject | Imaginário | pt_BR |
dc.subject | Italian immigration | en |
dc.subject | Santuário Nossa Senhora de Caravaggio (Farroupilha, RS) | pt_BR |
dc.subject | Patrimonialization | en |
dc.subject | Identity | en |
dc.title | Santuário de Caravaggio : a patrimonialização de um espaço edificado a partir das relações da comunidade | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001088431 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Museologia: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Museologia (153)