Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBianchi, Márciapt_BR
dc.contributor.authorBenini, Dionara Reginapt_BR
dc.date.accessioned2019-03-29T04:10:32Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/189715pt_BR
dc.description.abstractO estudo da Teoria da Agência sustenta a ideia de que propriedade e gestão passaram a ser exercidas por pessoas distintas e, muitas vezes, com objetivos divergentes. Dessa forma, para que ocorra o alinhamento de interesses das partes, pondera-se a utilização da remuneração, a qual é considerada um importante mecanismo interno de governança corporativa. Esta pesquisa buscou analisar a influência das características de governança corporativa e do tamanho das empresas no valor despendido aos executivos na forma de remuneração. Quanto aos procedimentos metodológicos, caracteriza-se como quantitativa, descritiva e documental. A amostra compreendeu 92 empresas que compõem o Índice Brasil 100 da BM&FBOVESPA, listadas na carteira de maio a agosto do ano de 2016, sendo analisadas as informações do ano 2013 ao ano de 2015, totalizando 276 observações. A remuneração testada nesta pesquisa é o valor médio pago à diretoria estatutária das empresas. Os resultados encontrados indicam uma associação estatisticamente significativa da remuneração executiva com o Novo Mercado e os Níveis Diferenciados de governança corporativa, que se dá na forma negativa, o que sugere que a remuneração é maior em empresas onde a adoção das práticas de governança corporativa é menor. Quando relacionada ao tamanho do conselho de administração, à existência do conselho fiscal e ao tamanho da empresa, a remuneração total dos executivos não apresentou associação estatisticamente significativa, indicando o baixo poder de explicação do modelo. A pesquisa se torna útil à literatura, em especial à literatura nacional, dada a escassez de estudos sobre o tema, principalmente no que se refere à influência do conselho fiscal e dos segmentos de governança corporativa na remuneração dos executivos.pt
dc.description.abstractThe Agency Theory study sustains the idea that ownership and management turned to be exercised by distinct people and, many times, with divergent objectives. Therefore, in order for the parties' interests to align, the use of the remuneration is considered, which is seen as an important internal mechanism of corporative governance. This research sought to analyze the influence of the characteristics of corporate governance and the size of companies in the amount spent to executives in the form of remuneration. The methodological procedures utilized are characterized as quantitative, descriptive and documentary. The sample comprised 92 companies that compose the Índice Brasil 100 of BM&FBOVESPA, listed from May to August of 2016, and were analyzed the informations between the years 2013 and 2015, totaling 276 observations. The remuneration tested in this research is the average amount paid to the statutory board of the companies. The results founded indicate a statistically significant association between remuneration and the New Market and the Differentiated Levels of corporate governance, which occurs in a negative way, suggesting that the remuneration is greater in companies where the adoption of corporate governance practices is lower. When related to the size of the board of directors, the existence of the supervisory board and the size of the company, the executive’s total remuneration did not present a statistically significant association, indicating the model's low explanatory power. The research becomes useful to the literature, especially to the national literature, given the scarcity of studies on the subject, mainly regarding the influence of the fiscal council and the segments of corporate governance in the remuneration of executives.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGovernança corporativapt_BR
dc.subjectCorporate governanceen
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectExecutive remunerationen
dc.subjectCapital marketen
dc.titleInfluência das características de governança corporativa e do tamanho da empresa na remuneração dos executivos das empresas que compõem o Índice Brasil 100 da BM&FBOVESPApt_BR
dc.title.alternativeInfluence of the corporate governance and company size characteristics in the companies' executives remuneration that compose the Índice Brasil 100 of BM&FBOVESPA en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001062242pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationCiências Contábeispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples