Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRaizer, Leandropt_BR
dc.contributor.authorSantana, Carla Caponipt_BR
dc.date.accessioned2019-03-22T02:29:17Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/189522pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho relata as experiências docentes realizadas nas práticas de ensino em sociologia, realizadas durante os estágios obrigatórios, como parte dos pré-requisitos para conclusão da licenciatura em ciências sociais. Os estágios se deram em uma instituição de cunho social e religioso, durante o ano de 2017, no primeiro e segundo semestre. Discorre como os estágios aconteceram na primeira e segunda etapa, apresentando uma reflexão crítica sobre a práxis pedagógica, ou a relação entre teoria e prática que envolve o fazer pedagógico e sociológico. A análise aqui exposta tem como uma das referências reflexivas a educação popular, compreendida como organização dos saberes e mobilização dos que estão a margem do poder para combater as desigualdades sociais. O modo escolhido para expor e analisar essa trajetória é por meio de um relato reflexivo, discutindo os pontos fundamentais e as contribuições de toda a experiência vivenciada. É analisado como a docência em sociologia tem potencial de atuação em espaços não formais de ensino, uma vez que se compreende que a instituição não se enquadra no modelo de escola da educação básica. Ela possui um trabalho educativo que ultrapassa o modelo bancário de ensino-aprendizagem, pois a instituição procura atender a comunidade nas diversas situações de vulnerabilidades, com uma filosofia de educação específica, que caracterizam as comunidades pobres que convivem com o abandono e com a violência do Estado em suas vidas cotidianas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectPráticas educativaspt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectVulnerabilidade socialpt_BR
dc.subjectComunidadept_BR
dc.titleA Prática da Sociologia em contexto de vulnerabilidade socialpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001088295pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples