Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPrass, Lucianapt_BR
dc.contributor.authorFerreira, Andressapt_BR
dc.date.accessioned2019-03-19T02:30:35Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/189429pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho de Graduação em Música Popular aborda, neste memorial, desde o processo de criação à produção fonográfica de minhas composições, produzidas antes e durante o curso de graduação, composições que nasceram durante o meu percurso como percussionista, negra, indígena e bissexual. Discorro sobre questões relevantes da minha trajetória como musicista, sobre a história da minha família, minha ancestralidade, minhas referências musicais e sobre o processo de composição e arranjo fundamentado na ancestralidade e nas tradições culturais/musicais afro-brasileiras e indígenas a partir do meu lugar e da interação com mestres e mestras de culturas tradicionais. Essa escrita buscou ainda dialogar com autores e autoras, que auxiliaram a desvelar meu processo criativo. Busco também neste memorial abordar um pouco das minhas inquietações durante a graduação referente ao eixo conservatorial que apaga e invisibiliza a representatividade e o protagonismo negro e indígena dentro do curso e da universidade. Para a produção fonográfica eu uni gravações que foram realizadas com o grupo Três Marias que farão parte do primeiro CD do grupo, com outras composições que não estão no repertório do grupo, mas que fazem parte da minha caminhada e que fará parte do meu primeiro EP As gravações contam com a participação de vários parceiros e parceiras, como o Diih Neques, Gutcha Ramil, Loua Oulai, Pâmela Amaro, Idòwú Akínrúlí, Tamiris Duarte, Thayan Martins, Nina Fola, Tomás Piccinini, José Leonidas, Kika Brandão, Jane Oliveira, Magnólia do Mato, Inajara Ramos, com os meus alunos e alunas da ONG AFASO e o mestre Tião Carvalho (MA). A pré-produção foi feita parte no estúdio Pedra Redonda e parte na minha casa, utilizando equipamentos de gravação de amigos e amigas. A gravação final foi feita em parte no Estúdio Pedra Redonda, entre julho e novembro de 2018, em parte, no Estúdio SOMA, em Porto Alegre, em outubro e novembro de 2018 e uma faixa foi gravada em São Paulo no Estúdio Held.pt
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMúsica popularpt_BR
dc.subjectMusica afro-brasileirapt_BR
dc.subjectProdução musicalpt_BR
dc.titlePercurso : produção fonográfica e memorial descritivo sobre o percurso de uma compositora negra-indígena percussionistapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001084609pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationMúsica: Habilitação em Música Popular: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples