Incentivos e dificuldades vivenciados por atletas do futsal feminino universitário
dc.contributor.advisor | Goellner, Silvana Vilodre | pt_BR |
dc.contributor.author | Astarita, Paula Engelman | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2010-03-27T04:15:17Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2009 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/18941 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa objetiva analisar os incentivos e as dificuldades vivenciados por atletas do futsal feminino universitário. Para tanto, foram entrevistadas quatro atletas da Equipe Universitária de Futsal Feminino da UFRGS, todas acadêmicas de Educação Física. A pesquisa apresenta um corte qualitativo tendo na entrevista semi-estruturada seu principal instrumento de captação de informação. A análise dos dados foi realizada a partir do diálogo entre os depoimentos das atletas com literatura específica sobre mulher e esporte. Identificamos que, das quatro (4) atletas entrevistadas, três (3) iniciaram sua prática esportiva em escolinhas de futsal, o que demonstra grande importância das escolinhas esportivas na iniciação esportiva de crianças. Todas as entrevistadas tiveram o apoio da família, comprovando o papel fundamental desta na vida dos filhos. As quatro entrevistadas começaram a praticar futsal ainda crianças em escolinhas e nas aulas de educação física. Como restrições, mencionam a existência de poucos campeonatos bem como algumas representações que dizem não ser o futsal uma modalidade indicada para as mulheres. | pt_BR |
dc.description.abstract | The objective of this research is to analyze the incentives and difficulties that are faced by college soccer female athletes. Four athletes from the UFRGS's College Soccer Female Team were interviewed - they all study Physical Education. This qualitative research used a semi-structured interview as the main instrument to obtain information. The data was analyzed based on the dialog between the athlete's statements and specialized literature on women and sport. Three of the four interviewed athletes began to practice sports in specific soccer schools, which demonstrates that specific sport schools have great importance on children's sport initiation. All of the interviewed athletes have had support from their families, what proves that family plays a fundamental role in children's life. The four athletes began to practice soccer when they were very young in specific soccer schools and in physical education classes. As restrictions to the practice of this sport, they indicate that there are very few championships and that some representations declare that soccer is not a modality indicated for women. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Female soccer | en |
dc.subject | Futsal | pt_BR |
dc.subject | College soccer | en |
dc.subject | Women and sport | en |
dc.title | Incentivos e dificuldades vivenciados por atletas do futsal feminino universitário | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000732046 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License