A instituição escolar e os processos de subjetivação discente : discursos, práticas e relações de poder
dc.contributor.advisor | Passiani, Enio | pt_BR |
dc.contributor.author | Manzoni, Alexandre da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-03-01T02:28:17Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/189121 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho trata dos processos de subjetivação discente a partir dos acontecimentos observados no interior da instituição escolar. Constitui-se num empenho empírico ao abordar interações de estudantes em uma escola pública de ensino médio, localizada em Porto Alegre, que recebe o nome fictício de Escola Heterotopia. Analisa-se os discursos, práticas e relações de poder como elementos que possibilitam a emergência de formas subjetivas aos discentes no espaço-tempo contemporâneo. Os objetivos do estudo foram: verificar de que maneira se articulam os elementos normativos dispostos nos documentos regulatórios da instituição com as práticas docentes e os possíveis impactos na produção subjetiva dos(as) estudantes. Para chegar a algumas considerações finais, utilizou-se coletas de dados primários por meio de observação participante, estudo de caso etnográfico e análise documental. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present work refers to the processes of student subjectivation based on the events observed within the school institution. Based on empirical research, this work approaches the interactions between students in a public high school, located in Porto Alegre, which receives the fictitious name of “Heterotopia School”. Discourses, practices and relationships are analyzed as elements that allow the emergence of subjective forms for students in contemporary space-time. Thus, the objectives are: to verify how the normative elements of institution's regulatory documents are articulated with the teaching practices and the possible impacts on the students' subjective production. The primary data were obtained from the participant observation, ethnographic case study and documentary analysis. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ambiente escolar | pt_BR |
dc.subject | Processes of subjectivation | en |
dc.subject | Escola pública | pt_BR |
dc.subject | School institution | en |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Discourses | en |
dc.subject | Relações de poder | pt_BR |
dc.subject | Practices | en |
dc.subject | Power relationships | en |
dc.subject | Subjetivação | pt_BR |
dc.title | A instituição escolar e os processos de subjetivação discente : discursos, práticas e relações de poder | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001086044 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Sociais: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License