Mostrar el registro sencillo del ítem
O desenho e a (re)descoberta de outros modos de ver : experimentações na Educação Básica
dc.contributor.advisor | Hofstaetter, Andrea | pt_BR |
dc.contributor.author | Aguiar, Selma de França | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-03-01T02:27:59Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/189068 | pt_BR |
dc.description.abstract | Dentre os estudantes do ensino básico e no senso comum está normalizado um modo de ver as artes e o desenho impregnado de características herdadas do movimento cultural renascentista, cuja doutrina estética foi um projeto que alcança os dias atuais. Este trabalho busca referências sobre os modos de ver a arte e o desenho e reflexões sobre estratégias utilizadas para transformar estes modos padronizados de ver arte e desenho a partir de uma experiência em estágio obrigatório supervisionado na disciplina de Ensino de Artes em escola de Educação Básica. Procura-se refletir se estas estratégias podem se constituir em possíveis alternativas de abordagem de ensino aos docentes da disciplina Ensino de Artes contribuindo para a promoção da prática do desenho na Educação Básica. Os autores referenciais foram John Berger, com o ensaio Modos de Ver, Jorge Larrosa, e seu conceito de experiência, Georges Didi-Huberman, em suas reflexões sobre o olhar de dupla via das imagens, Anne Cauquelin, que apresenta conceitos sobre teorias da arte, mundos possíveis, arte moderna e arte contemporânea, Marcia Tiburi e Fernando Chuí, em seus diálogos sobre desenho, Edith Derdyk, que ajuda a pensar sobre o desenho infantil e adulto, Elisa Byington, que fala sobre o projeto cultural do Renascimento. | pt |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Desenho | pt_BR |
dc.subject | Ensino de artes | pt_BR |
dc.subject | Estrategias : Ensino | pt_BR |
dc.subject | Experiência | pt_BR |
dc.title | O desenho e a (re)descoberta de outros modos de ver : experimentações na Educação Básica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001086717 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Artes Visuais: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (37345)Tesinas Artes Visuales (660)