Branquitude em questão : uma análise sobre o currículo do curso de história e geografia da Universidade de Porto Alegre (1944 - 1947)
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Mara Cristina de Matos | pt_BR |
dc.contributor.author | Loch, Matheus Schuster | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-02-22T02:33:40Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/189006 | pt_BR |
dc.description.abstract | O Objetivo deste trabalho de conclusão de curso é analisar a branquitude e a perspectiva de colonialidade do saber presentes no currículo do curso de História e Geografia da Universidade de Porto Alegre nos anos de 1944 até 1947. Para fazer a análise buscou-se compreender o conceito de branquitude, que se constitui em tema emergente dentro das relações étnico–raciais no Brasil, como também a perspectiva de colonialidade do saber, com o objetivo de se evidenciar a ausência e silenciamento da História de África, dos Afrobrasileiros e dos povos Indígenas no Brasil assim como a valorização que se dava para os estudos em relação aos países europeus e às pessoas brancas, constituindo-se em currículos eurocêntricos. Para se fazer esta analise foram utilizadas os Boletins de Exame de História Moderna e História do Brasil, contendo os conteúdos que foram trabalhados nas disciplinas e aplicados nas provas. Este trabalho tem por objetivo ser uma contribuição em relação às leis 10.639/03 e 11.645/08, dentro de uma perspectiva antirracista. | pt_BR |
dc.description.abstract | The purpose of this article is to analyze the whiteness and perspective of the coloniality of knowledge present in the curriculum of the History and Geography course of the University of Porto Alegre in the years 1944 to 1947. In order to do the analysis, we try to understand the concept of whiteness, an emerging theme within ethnic-racial relations in Brazil, as well as the perspective of knowledge coloniality, with the objective of evidencing the absence and silencing of the History of Africa, Afro-Brazilians and indigenous peoples in Brazil as well as the valuation that was given studies in relation to European countries and whites, forming a Eurocentric curriculum. In order to do this analysis we used the Examination Bulletins of History and Modern History of Brazil, containing the contents worked in the disciplines and applied in the tests. This work intends to be a contribution in relation to laws 10.639 / 03 and 11.645 / 08, from an anti-racist perspective. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Identidade racial | pt_BR |
dc.subject | Whitness | en |
dc.subject | Branquitude | pt_BR |
dc.subject | Curriculum | en |
dc.subject | Relações étnicas e raciais | pt_BR |
dc.subject | Coloniality of knowledge | en |
dc.subject | University of Porto Alegre | en |
dc.subject | Colonialidade | pt_BR |
dc.subject | Antirracismo | pt_BR |
dc.subject | Universidade de Porto Alegre | pt_BR |
dc.title | Branquitude em questão : uma análise sobre o currículo do curso de história e geografia da Universidade de Porto Alegre (1944 - 1947) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001085326 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.graduation | História: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License