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dc.contributor.advisorGoncalves, Clezio Jose dos Santospt_BR
dc.contributor.authorAraújo, Daniela Caetano da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2010-03-26T04:16:24Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/18891pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: Estudos recentes (VATAVUK, 1996; HOLLERBUSCH, 2001; REID & COLLIER, 2002) afirmam que uma prática corporal adequada pode trazer benefícios para pessoas autistas, em termos comportamentais e afetivos, aumentando a sensibilidade a medicamentos e diminuindo estereotipias. O presente estudo realizou um levantamento dos dados em dez instituições que atendem autistas na cidade de Porto Alegre. O objetivo deste estudo foi obter informações sobre a situação da prática corporal para esta população traçando assim um panorama para os profissionais da Educação Física que buscam atuar junto a autistas através desta modalidade. Para isto foi aplicado um questionário semi-estruturado com perguntas abertas, respondido pelo atuante junto a prática de cada instituição. Para subsidiar a análise documental foi realizado adensamento teórico em teses, livros, artigos, entre outros. A partir dos dados obtidos podemos observar a existência de variações no que diz respeito à formação profissional, onde poucas instituições possuem um profissional de Educação Física formado, além de apontarem variação na freqüência com que a prática é realizada. Também constatou-se que tais instituições possuem abordagens variadas em vários aspectos, como a metodologia educacional utilizada, a rotina de aula e a condução das práticas corporais.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACTO: Recent studies (VATAVUK, 1996; HOLLERBUSCH, 2001; REID & COLLIER, 2002) affirm that an appropriate corporal practice may bring benefits to autistic people, in behavioral and affective terms, increasing the sensibility to medicines and decreasing stereotypies. The present study held a survey of the data in ten institutions that attend autistics in the city of Porto Alegre. The purpose of this study was to obtain information about the situation of corporal practices for this population thus mapping a panorama for the Physical Education professionals that seek working with autistic through this mode. For this a semi-structured with open questions questionnaire was applied and was answered by the active ones that work with the practice in every institution. To subsidize the documental analysis an academic enlargement was attained through theses, books, articles, among others. From the data obtained we could perceive the existence of variations in the matters of professional formation, where few institutions have a graduated Physical Education professional, besides pointing out the fluctuation of the frequency that the practice is held. It was also found that such institutions have different approaches in various aspects, such as the educational methodology used, the classroom routine and the corporal practices conveyance.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAutigênese : Feldspatopt_BR
dc.subjectAutismen
dc.subjectCorporal practicesen
dc.subjectInstitutionsen
dc.titleInstituições de Porto Alegre com práticas corporais para autistaspt_BR
dc.title.alternativeInstitutions of Porto Alegre with corporal practices for autistics en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000732058pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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