Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorCanuto, Raquelpt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Ylana Eliaspt_BR
dc.date.accessioned2019-02-09T02:34:22Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/188613pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: o trabalho descreve e discute o percurso metodológico da criação de um curso a distância gratuito sobre alimentação e nutrição para profissionais de saúde de nível superior da Atenção Primária à Saúde (APS) de todo Brasil. Metodologia: o desenvolvimento do curso ocorreu entre dezembro de 2016 e dezembro de 2017. A descrição do percurso metodológico foi baseada no modelo ADDIE (Analysis, Design, Development, Implementation e Evaluation). Resultados: na etapa de análise foi possível identificar os profissionais da APS como público-alvo e suas necessidades de aprimoramento em alimentação e nutrição, bem como os objetivos de aprendizagem. Na fase de desenho, foram escolhidos os assuntos a serem abordados no curso: alimentação saudável, mitos e verdades, materno-infantil, alergias e intolerâncias, obesidade, diabetes, hipertensão, doença renal crônica, transtornos alimentares e terapia nutricional enteral domiciliar. Na etapa de desenvolvimento, foram criados recursos educacionais audiovisuais e em texto. Na implementação, o curso foi disponibilizado no Moodle e o acompanhamento pedagógico iniciou. Na etapa de avaliação, o desempenho e satisfação dos participantes foram avaliados através de questões objetivas e dissertativas. Conclusão: espera-se que este trabalho seja uma contribuição para compreender as limitações e possibilidades da educação a distância como ferramenta de educação permanente no campo da alimentação e nutrição.pt_BR
dc.description.abstractPurpose: This paper describes and discusses the methodological course of creating a free distance course on food and nutrition for graduated health professionals from Primary Health Care (PHC) throughout Brazil. Methodology: Course development occurred between December 2016 and December 2017. The description of the methodology was based on ADDIE (Analysis, Design, Development, Implementation and Evaluation) model. Results: at the analysis stage, it was possible to identify PHC professionals as a target audience and their needs for improvement in food and nutrition, as well as the learning objectives. In the design phase, the following topics were chosen: healthy eating, myths and truths, nutrition for mothers and infants, allergies and intolerances, obesity, diabetes, hypertension, chronic kidney disease, eating disorders and home enteral nutritional therapy. At the development stage, audio-visual and text-based educational resources were created. In the implementation, the course was made available in Moodle and the pedagogical support started. At the evaluation stage, participants' performance and satisfaction were evaluated through objective and dissertative questions. Conclusion: this work is expected to contribute to understand the limitations and possibilities of long distance education as a continuing education tool in the field of food and nutrition.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducation, Distanceen
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectTelemedicinapt_BR
dc.subjectPublic healthen
dc.subjectAtenção primária à saúdept_BR
dc.subjectNutritionen
dc.subjectNutriçãopt_BR
dc.subjectPrimary health careen
dc.subjectTelemedicineen
dc.subjectDietapt_BR
dc.titlePercurso metodológico da criação de um curso a distância sobre alimentação e nutrição para profissionais da atenção primária à saúdept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coGadenz, Sabrina Dalboscopt_BR
dc.identifier.nrb001083591pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Medicinapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationNutriçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem