Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMyskiw, Mauropt_BR
dc.contributor.authorManfro, Pedro Xavierpt_BR
dc.date.accessioned2019-01-31T02:32:46Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/188392pt_BR
dc.description.abstractEm vista do crescente mercado de academias na cidade de Porto Alegre e da inserção de profissionais de Educação Física, este trabalho tem o propósito de compreender como tem se caracterizado tal mercado e, no interior dele, quais percepções de carreiras são constituídas pelos profissionais em diferentes momentos de suas trajetórias. Através de um delineamento qualitativo de entrevistas semiestruturadas, busquei entender como são formadas as expectativas de carreira dos graduandos, assim como também entender como as carreiras dos mais experientes foram construídas. No começo da pesquisa contatei interlocutores-chave já inseridos no mercado, através dos quais tive a oportunidade de entrar em contato com outros profissionais. Descrevendo a narrativa de cada entrevista baseada nos conteúdos temáticos, pude notar alguns pontos reincidentes em cada fala, onde emergiram categorias interpretativas como a (i) adaptabilidade para executar diversas funções no mesmo período, (ii) a incerteza sobre o futuro da carreira, (iii) a possibilidade de uma graduação paralela e (iv) a resiliência profissional da Educação Física. Através destas percepções, propus a construção de um novo desenho de carreira, chamada aqui de carreira ramificada, a qual pode ser visualizada através de um diagrama de árvore ramificada (origem do nome), onde as linhas representam a trajetória de carreira que se mostra circunstancial. Entende-se que num constructo individual, o profissional pode atuar em uma gama de opções dentro do mercado até que consiga buscar o que melhor lhe convém. Independente do formato em que esta carreira acontece, o desenvolvimento pessoal/profissional é constante no que concerne o acúmulo de experiência.pt
dc.description.abstractIn view of the growing market of gyms in the city of Porto Alegre and the insertion of Physical Education professionals, this paper aims to understand how this market has been characterized and within it, which perceptions of careers are constituted by professionals in different moments of their trajectories. Through a qualitative delineation of semi-structured interviews, I tried to understand how graduates' career expectations are shaped, as well as to understand how the most experienced careers were built. At the beginning of the research I contacted key interlocutors already in the market, through whom I had the opportunity to get in touch with other professionals. Describing the narrative of each interview based on the thematic contents, I could note some recurring points in each speech, where interpretive categories emerged such as (i) adaptability to perform several functions in the same period, (ii) uncertainty about the future of the career, iii) the possibility of a parallel graduation and (iv) the professional resilience of Physical Education. Through these perceptions, I proposed the construction of a new career design, called here a branched career, which can be visualized through a branched tree diagram (origin of the name), where the lines represent the career path that shows circumstantial . It is understood that in an individual construct, the professional can act on a range of options within the market until he can find what suits him best. Regardless of the format in which this career takes place, personal / professional development is constant in what concerns the accumulation of experience.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectJob marketen
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectBranching careeren
dc.subjectCarreira profissionalpt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectPhysical Educationen
dc.subjectProfessionalen
dc.subjectCareeren
dc.titleA percepção de carreira de profissionais de educação física e a atuação no mercado de academias: expectativas e realidadespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001086350pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humanopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018.pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples