Mostrar registro simples

dc.contributor.authorNetto, Jader da Silvapt_BR
dc.contributor.authorOstermann, Fernandapt_BR
dc.contributor.authorCavalcanti, Claudio Jose de Holandapt_BR
dc.date.accessioned2019-01-30T02:33:21Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1677-2334pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/188369pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho, apresentamos um conjunto de atividades didáticas que podem ser utilizadas para explorar conceitos de Física Quântica a partir da simulação computacional do Interferômetro de Mach-Zehnder. Tais atividades foram desenvolvidas à luz de pressupostos da teoria da mediação de Vygotsky e da filosofia linguística de Bakhtin, durante uma pesquisa de doutorado. O conjunto de atividades faz parte de uma das etapas de reestruturação da simulação computacional, permitindo explorar, além da polarização da luz e os detectores demolição, os divisores de feixe com coeficientes variáveis e os detectores não-demolição. É possível simular, então, a interferência em regime clássico (fonte laser), em regime quântico (fótons únicos), os fenômenos intermediários de interferência quântica e o emaranhamento quântico. A compreensão desses fenômenos pelos estudantes não é trivial, uma vez que exige mudanças qualitativas profundas. A mediação realizada pelo software e atividades didáticas procura se constituir como um meio para que tais mudanças se estabeleçam. Essas atividades didáticas, cuja principal função é atuar como ferramentas mediadoras no processo de ensino-aprendizagem, podem servir como ponto de partida para abordagens mais fenomenológicas da Física Quântica (sem, necessariamente, se restringir a elas) tanto nos cursos de licenciatura quanto de bacharelado em Física.pt_BR
dc.description.abstractIn this paper, we present a set of teaching activities that can be used to explore concepts of Quantum Physics from the computer simulation of the Mach-Zehnder interferometer. These activities were developed according to Vygotsky’s mediation theory and Bakhtin’s linguistic philosophy in a PhD research. The set of activities is one of the steps that compose the restructuring of the computer simulation, allowing one to explore beyond the polarization of light and demolition detectors, the beam splitters with variable coefficients and the non-demolition detectors. This makes it possible to simulate interference in classical system (laser source), in quantum system (single photon), intermediate phenomena of quantum interference and quantum entanglement. Students’ understanding of these phenomena is not trivial, requiring great qualitative changes. The mediation by software and didactic activities seeks to be a means for this to be established. These teaching activities, whose main function is to work as mediational tools in the teaching-learning process, behaves as a starting point for more phenomenological approaches to Quantum Physics (not necessarily be limited to) both in Pre-service Physics teachers’ as Bachelor Physics courses.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCaderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 35, n. 1 (abr. 2018), p. 185-234pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectTeaching activitiesen
dc.subjectVirtual Mach-Zehnder interferometeren
dc.subjectInterferencia quanticapt_BR
dc.subjectInterferômetros de Mach-Zehnderpt_BR
dc.subjectQuantum physics teachingen
dc.subjectSimulação computacionalpt_BR
dc.titleFenômenos intermediários de interferência e emaranhamento quânticos : o interferômetro virtual de Mach-Zehnder integrado a atividades didáticaspt_BR
dc.title.alternativeInterference intermediate phenomena and quantum entanglement: the virtual Mach-Zehnder interferometer integrated teaching activities en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001083559pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples