Mostrar registro simples

dc.contributor.authorTeixeira, Fabio Goncalvespt_BR
dc.date.accessioned2019-01-25T02:35:43Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn1414-3895pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/188101pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta as aplicações dos conceitos de perspectiva axonométrica e de vistas ortográficas principais como temáticas para a solução de problemas através do uso de Geometria Descritiva. A obtenção de perspectiva é utilizada para o entendimento do conceito de vistas auxiliares sucessivas e para promover a compreensão tridimensional dos objetos em estudo. O artigo descreve as formas de gerar perspectivas axonométricas a partir de qualquer ponto de vista utilizando a Geometria Descritiva. Por outro lado, a obtenção de vistas principais também é utilizada para reforçar a compreensão de vistas auxiliares sucessivas, porém em um contexto ainda mais complexo, onde o estudante deve escolher as direções de forma a encontrar as vistas principais. Através destas direções, é possível escolher a sequência de planos auxiliares que resultam nas vistas ortográficas principais. O uso destes dois conceitos não usuais no contexto do ensino da Geometria Descritiva pode promover uma melhor compreensão de vários de seus conteúdos.pt
dc.description.abstractThis work present axonometric and orthographic views to learning of Descriptive Geometry concepts. Axonometric views are a good way to show the utility of successive auxiliary views because they present the process and promote the 3D comprehension of objects. The paper proposes ways to build axonometric projections from any point of view by Descriptive Geometry tools. Besides, the use of the principal views enhances the understanding of successive auxiliary views, but in a more complex context where the student must choose directions to find the correct projections. Through these directions, you can choose the sequence of auxiliary planes that result in orthographic views. This work shows how two unusual concepts in the Descriptive Geometry education context can promote a better understanding of many of its contents.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação gráfica. Bauru, SP. Vol. 20, n. 2 (2016), p. 289-302pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDescriptive geometryen
dc.subjectGeometria descritivapt_BR
dc.subjectPerspectivapt_BR
dc.subjectAxonometric viewsen
dc.subjectOrthographic viewen
dc.titlePerspectivas axonométricas e vistas principais no ensino de geometria descritivapt_BR
dc.title.alternativeAxonometric and orthographic views in the descriptive geometry teaching en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001011347pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples