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dc.contributor.authorSilva, Roseane Santos dapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Regio Pierre dapt_BR
dc.date.accessioned2019-01-23T02:37:30Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1414-3895pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/188072pt_BR
dc.description.abstractA infância é a fase da vida que pressupõe cuidados especiais no sentido de garantir atenção básica para o desenvolvimento pleno do indivíduo. No caso da criança com deficiência visual o brinquedo pode ser fonte de estímulo para os sentidos remanescentes ou resquícios visuais. O objetivo da presente pesquisa foi o de conhecer dificuldades e dúvidas de alunos do curso de Desenho Industrial (em semestres avançados) ao realizarem o projeto de brinquedos para crianças com deficiência visual. Para tanto, se desenvolveu uma metodologia realizada em duas etapas, a saber: 1) Desenvolvimento do projeto de brinquedos; 2) Avaliação dos resultados. Na Etapa 1 os alunos desenvolveram projetos para o determinado público e em seguida, na segunda etapa, os mocapes funcionais foram testados por crianças com deficiência visual e avaliados por pedagogas que trabalham no contexto em questão. Ao final dos testes, os alunos realizaram uma avaliação da experiência vivida que nos permitiu refletir sobre os resultados do estudo bem como da importância do desenvolvimento de pesquisas na área. Constata-se a importância de fomentar a reflexão e assim garantir a produção de brinquedos com especificidades para o público estudado.pt
dc.description.abstractChildhood is a phase of life that presupposes special care in order to guarantee basic attention for the full development of the individual. In the case of the visually impaired child, the toy can be a source of stimulation for the remaining senses or visual remnants. The objective of the present research was to know the difficulties and doubts of students of the course of Industrial Design (in advanced semesters) when carrying out the project of toys for visually impaired children. Therefore, a methodology was developed in two stages, namely: 1) Development of toy design; 2) Evaluation of results. In stage 1 students developed projects for the particular public and then, in the second stage, functional moccasins were tested by visually impaired children and evaluated by pedagogues working in the context in question. At the end of the tests, the students performed an evaluation of the lived experience that allowed us to reflect on the results of the study and on the importance of developing research in the area. The importance of encouraging reflection and guaranteeing the production of toys with specific characteristics for the studied public is verified.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação gráfica. v.22, n.2 (ago. 2018), p. 307-318pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProduct designen
dc.subjectDesign de produtopt_BR
dc.subjectBrinquedopt_BR
dc.subjectToysen
dc.subjectVisual impairmenten
dc.subjectDeficiente visualpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectTeachingen
dc.titleEstudo sobre o desenvolvimento do projeto de brinquedos : enfoque na criança com deficiência visualpt_BR
dc.title.alternativeStudy on the development of the toys project : a focus on the child with visual deficiencyen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001086190pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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