Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCruz, Carina Rebellopt_BR
dc.date.accessioned2019-01-15T04:03:22Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1678-8931pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/187757pt_BR
dc.description.abstractPesquisas sobre a consciência fonológica da língua de sinais com surdos sinalizantes são recentes e, portanto, o papel dessa habilidade no processo de aquisição da linguagem e na aprendizagem da leitura como uma segunda língua (L2), em um código alfabético, está sendo gradualmente conhecido. Os resultados de pesquisas indicam que a habilidade de pensar sobre as unidades sublexicais pode ter implicações importantes tanto no processo de aquisição de uma primeira língua (língua de sinais) como na L2 (língua escrita em um código alfabético) por surdos. O presente artigo apresenta estudos sobre a consciência fonológica na língua oral e na língua de sinais, e discute as contribuições destas investigações. Acredita-se que as contribuições desses estudos possam reforçar ações que assegurem o acesso precoce à língua de sinais por crianças surdas, assim como promover reflexões sobre práticas de ensino da leitura para surdos que considerem habilidades linguísticas e o conhecimento fonológico na língua de sinais.pt_BR
dc.description.abstractResearch on sign language phonological awareness in deaf signers is recent. Therefore, the role of this skill in the process of language acquisition and in acquiring literacy as a second language (L2), in an alphabetical code, is becoming gradually known. Prior research indicates that the ability to think about sublexical units may have important implications for deaf individuals on both the process of acquiring a first language (sign language) and an L2 (language written in an alphabetical code). This paper presents studies about the phonological awareness in oral and sign language and discusses the contributions of these investigations. It is believed that the contributions from these studies may reinforce actions which assure the early access of deaf children to sign language, as well as promote thought about pratices of teaching reading for deaf people which take into consideration linguistic skills and the phonological awareness in sign language.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista virtual de estudos da linguagem - ReVEL. Novo Hamburgo, RS. Vol. 16, nesp 15 (nov. 2018), p. 63-82pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPhonological awarenessen
dc.subjectConsciência fonológicapt_BR
dc.subjectLibrasen
dc.subjectLíngua Brasileira de Sinais (LIBRAS)pt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subjectDeafen
dc.subjectAquisição da linguagempt_BR
dc.subjectAge onset acquisitionen
dc.titleConsciência fonológica da língua de sinais : implicações na linguagem e na leiturapt_BR
dc.title.alternativePhonological awareness in sign language : implications for language and readingen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001084901pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples