Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorEichler, Marcelo Leandropt_BR
dc.contributor.authorBregles, Lucas Panizzipt_BR
dc.date.accessioned2019-01-03T04:01:56Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/187610pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de cunho exploratório consiste em comparar documentos equivalentes de orientação curricular para o ensino de Ciências e de Química do Ensino Médio do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, e da Província da Ilha do Príncipe Eduardo, Canadá, a fim de abrir um espaço para a reflexão de nossa educação atual. Como abordagem metodológica utilizou-se a Educação Comparada e análise documental. Inicialmente, realizou-se uma breve análise político-histórica dos dois países afim de entender a evolução da educação, a partir seus contextos históricos. Posteriormente foram selecionados os documentos de orientação curricular equivalentes para serem analisados de forma comparada usando a metodologia de análise documental qualitativa, utilizando um instrumento de análise das diretrizes curriculares. A análise desses documentos foi realizada em relação à abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente). Apesar da análise breve e exploratória, pode-se ter uma ideia de que os documentos de orientação curricular do Rio Grande do Sul – Lições do Rio Grande e Ensino Politénico – ainda que tenham o movimento implícito em suas páginas, contribuem com ideias do movimento para a contextualização e interdisciplinaridade na educação, enquantos nos documentos da Ilha do Príncipe Eduardo a educação CTSA é expressiva e explícita, por ser um dos quatro objetivos currilares gerais presentes em todos os documentos canadenses analisados.pt
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de quimicapt_BR
dc.subjectCurrículo : Avaliaçãopt_BR
dc.titleA abordagem CTSA em documentos de orientação curricular no estado do Rio Grande do Sul (Brasil) e na província da Ilha do Príncipe Eduardo (Canadá).pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000951589pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationQuímica: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples