Custo-aluno na educação a distância : uma análise a partir de um projeto de implantação em uma IES privada do RS
Visualizar/abrir
Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O avanço das tecnologias nas últimas décadas trouxe uma nova perspectiva para a educação: a oferta dos cursos a distância. A expansão do número de instituições de ensino, atrelada ao grande número de matrículas na modalidade, fez com que as universidades que ainda não haviam entrado nesse mercado começassem a pensar em fazê-lo. Nesse contexto, a contabilidade de custos é uma ferramenta que auxilia as organizações para o planejamento e para tomada de decisão. O presente trabalho objetiva determi ...
O avanço das tecnologias nas últimas décadas trouxe uma nova perspectiva para a educação: a oferta dos cursos a distância. A expansão do número de instituições de ensino, atrelada ao grande número de matrículas na modalidade, fez com que as universidades que ainda não haviam entrado nesse mercado começassem a pensar em fazê-lo. Nesse contexto, a contabilidade de custos é uma ferramenta que auxilia as organizações para o planejamento e para tomada de decisão. O presente trabalho objetiva determinar o custo por aluno em uma instituição de ensino superior, por meio da análise do projeto de implantação da modalidade de EaD em uma universidade privada do Estado do Rio Grande do Sul. Quanto a sua característica, a pesquisa é descritiva de caráter documental. O custeio por absorção foi a metodologia empregada para o cálculo do custo-aluno, tendo sido analisado o curso de Ciências Contábeis. Após a apresentação dos custos de ensino, assim como da projeção do número de alunos ingressantes nos dois primeiros anos do projeto, foi possível determinar que o custo por aluno foi de respectivamente R$ 2.741,61 para o Ano 1, de R$ 1.407,41 para o Ano 2 e de R$ 1.246,19 para o terceiro ano do projeto. Este estudo pode contribuir com a instituição no sentido de elencar os custos envolvidos na operação sob a perspectiva contábil e de auxiliar na revisão dos elementos do planejamento econômico-financeiro. ...
Abstract
The technologies advance in recent decades has brought a new perspective to education: the offer of distance learning. The expansion of the number of educational institutions, put to the large number of enrollments in the modality, meant that universities that had not yet entered this market began to think about doing so. In this context, cost accounting is a device that assists organizations in planning and decision making. The present work aims at determining the cost per student in a higher ...
The technologies advance in recent decades has brought a new perspective to education: the offer of distance learning. The expansion of the number of educational institutions, put to the large number of enrollments in the modality, meant that universities that had not yet entered this market began to think about doing so. In this context, cost accounting is a device that assists organizations in planning and decision making. The present work aims at determining the cost per student in a higher education institution, through the analysis of the implementation project of EaD modality in a private university of the State of Rio Grande do Sul. As for its characteristic, the research is descriptive of documentary nature. The absorption costing was the methodology used to calculate the cost-student, in an analysis of the Accounting Sciences course. After presenting the teaching costs, as well as projecting the number of students entering the first two years of the project, it was possible to determine that the cost per student was R $ 2,741.61 for Year 1, of R $ 1,407, 41 for Year 2 and R $ 1,246.19 for the third year of the project. This study can contribute to the institution to list the costs involved in the operation under the accounting perspective and to assist in the review of the elements of the economic-financial planning ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Contábeis.
Coleções
-
TCC Ciências Contábeis (869)
Este item está licenciado na Creative Commons License
