Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorBehr, Arielpt_BR
dc.contributor.authorBarreto, Patrícia Mennapt_BR
dc.date.accessioned2019-01-03T04:01:54Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/187605pt_BR
dc.description.abstractO avanço das tecnologias nas últimas décadas trouxe uma nova perspectiva para a educação: a oferta dos cursos a distância. A expansão do número de instituições de ensino, atrelada ao grande número de matrículas na modalidade, fez com que as universidades que ainda não haviam entrado nesse mercado começassem a pensar em fazê-lo. Nesse contexto, a contabilidade de custos é uma ferramenta que auxilia as organizações para o planejamento e para tomada de decisão. O presente trabalho objetiva determinar o custo por aluno em uma instituição de ensino superior, por meio da análise do projeto de implantação da modalidade de EaD em uma universidade privada do Estado do Rio Grande do Sul. Quanto a sua característica, a pesquisa é descritiva de caráter documental. O custeio por absorção foi a metodologia empregada para o cálculo do custo-aluno, tendo sido analisado o curso de Ciências Contábeis. Após a apresentação dos custos de ensino, assim como da projeção do número de alunos ingressantes nos dois primeiros anos do projeto, foi possível determinar que o custo por aluno foi de respectivamente R$ 2.741,61 para o Ano 1, de R$ 1.407,41 para o Ano 2 e de R$ 1.246,19 para o terceiro ano do projeto. Este estudo pode contribuir com a instituição no sentido de elencar os custos envolvidos na operação sob a perspectiva contábil e de auxiliar na revisão dos elementos do planejamento econômico-financeiro.pt
dc.description.abstractThe technologies advance in recent decades has brought a new perspective to education: the offer of distance learning. The expansion of the number of educational institutions, put to the large number of enrollments in the modality, meant that universities that had not yet entered this market began to think about doing so. In this context, cost accounting is a device that assists organizations in planning and decision making. The present work aims at determining the cost per student in a higher education institution, through the analysis of the implementation project of EaD modality in a private university of the State of Rio Grande do Sul. As for its characteristic, the research is descriptive of documentary nature. The absorption costing was the methodology used to calculate the cost-student, in an analysis of the Accounting Sciences course. After presenting the teaching costs, as well as projecting the number of students entering the first two years of the project, it was possible to determine that the cost per student was R $ 2,741.61 for Year 1, of R $ 1,407, 41 for Year 2 and R $ 1,246.19 for the third year of the project. This study can contribute to the institution to list the costs involved in the operation under the accounting perspective and to assist in the review of the elements of the economic-financial planningen
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectContabilidadept_BR
dc.subjectDistance Educationen
dc.subjectCost per student in distance educationen
dc.subjectCostsen
dc.titleCusto-aluno na educação a distância : uma análise a partir de um projeto de implantação em uma IES privada do RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001084504pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationCiências Contábeispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem