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dc.contributor.advisorRodrigues, Ana Tércia Lopespt_BR
dc.contributor.authorDe Conto, Renê Robertopt_BR
dc.date.accessioned2019-01-03T04:01:29Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/187538pt_BR
dc.description.abstractEm meados de 2006, iniciou-se um projeto para unificar todas as informações prestadas pelo empregador/contribuinte, uma ideia que fazia parte da implantação do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital). Desse projeto nasceu o eSocial, que objetiva agregar as informações fornecidas pelos empregadores e contribuintes a respeito do trabalhador. O presente estudo pretende analisar as implicações que um sistema desse tipo pode causar em uma fundação de apoio, tendo em vista que se trata de um processo disruptivo, portanto, capaz de ocasionar mudanças relevantes na forma como as informações são elaboradas e transmitidas, principalmente na área de recursos humanos. A pesquisa é classificada como qualitativa, descritiva e estudo de caso. Através de entrevistas com responsáveis por setores de contabilidade e recursos humanos, bem como análises de mercado, foi possível verificar os procedimentos necessários à realização de uma transição gradual e progressiva para o novo sistema. Os resultados apontaram que, além da maneira como os procedimentos de elaboração e gestão da informação ocorrem, a área de tecnologia da informação deveria ser totalmente reestruturada para se adequar à nova realidade; na mesma medida, desempenha um papel fundamental na comunicação entre os setores, e propicia uma ferramenta confiável de gestão da informação.pt
dc.description.abstractIn mid-2007, a project was started to unify all the information provided by the employer/taxpayer, an idea that was part of the implementation of SPED (Public System of Digital Bookkeeping). From this project was born eSocial, which aims to unify all the information supplied by employers and taxpayers regarding the worker. The present study aims to analyze the implications that such a system can have in a support foundation, given that it is a disruptive process, hence, able to cause significant changes in the way information is produced and transmitted, especially in the area of human resources. The research is classified as qualitative, descriptive and a case study. Through interviews with those responsible for human resources and accounting, besides market analysis, it was possible to verify the procedures necessary for the sectors to make a gradual and progressive transition to the new system. The results pointed out that, in addition to the way the procedures for elaboration and information management were performed, the field of information technology should be totally restructured to fit the new system, as well as playing a key role in communication between sectors and providing an information management tool that managers can rely on.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectContabilidadept_BR
dc.subjecteSocialen
dc.subjectCase Studyen
dc.subjectSupport Foundationen
dc.titleImplicações contábeis da implantação do eSocial em uma fundação de apoiopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001084519pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationCiências Contábeispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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