Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBehr, Arielpt_BR
dc.contributor.authorBertoglio, Lauren Morlinpt_BR
dc.date.accessioned2019-01-03T04:01:19Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/187514pt_BR
dc.description.abstractMetodologias Ativas de Aprendizagem vem a ser interessantes ferramentas para despertar o interesse dos alunos através da participação e interação em sala de aula. Esta pesquisa tem por objetivo analisar as Metodologias Ativas de Aprendizagem que os professores de Ciências Contábeis colocam em prática na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Para atingir o objetivo realizou-se uma pesquisa descritiva, com abordagem do problema qualitativo e em relação aos procedimentos técnicos de coleta de dados, um estudo de caso realizado por meio de análise dos Planos de Ensino, entrevistas com docentes e observação de aulas das disciplinas do curso. Os resultados apontam que os docentes empregam Metodologias Ativas em suas aulas, por vezes adaptadas a fim de atingir seus objetivos. As técnicas identificadas como mais utilizadas foram Ensino e Pesquisa, Seminário, Estudo Dirigido, Método de Caso, e Filmes. Algumas contribuições que essas técnicas podem oferecer, na visão dos docentes entrevistados, são incentivar o aluno na leitura e busca de informações, criar um senso de responsabilidade coletiva pelo aprendizado, aproximar o aluno da realidade, contextualizar e complementar assuntos de aula e viabilizar o aprendizado em grupo e individual.pt_BR
dc.description.abstractActive Learning Methodologies come to be interesting tools to arouse the interest of students through participation and interaction in the classroom. The aim of this research is to analyze the Active Learning Methodologies that the Accounting Sciences professors put into practice at the Federal University of Rio Grande do Sul. In order to reach the objective, a descriptive research was conducted, with a qualitative problem approach and in relation to the procedures data collection technicians, a case study carried out by means of analysis of the Lesson Plans, interviews with teachers and observation of classes of the course subjects. The results show that teachers use Active Methodologies in their classes, sometimes adapted in order to achieve their objectives. The most used techniques were Teaching and Research, Seminar, Targeted Study, Case Method, and Movies. Some of the contributions that these techniques can offer, in the view of the teachers interviewed, are to encourage the student to read and search for information, to create a sense of collective responsibility for learning, to bring the student closer to reality, to contextualize and complement classroom issues and to make learning possible in group and individual.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectContabilidade : Ensinopt_BR
dc.subjectActive Learning Methodologiesen
dc.subjectAccounting Sciencesen
dc.subjectTeachingen
dc.titleMetodologias ativas de aprendizagem : uma abordagem sob a perspectiva dos docentes de Ciências Contábeispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001084499pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationCiências Contábeispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples