Relação entre as diferentes intensidades da atividade física diária com os níveis de aptidão cardiorrespiratória em escolares
Visualizar/abrir
Data
2018Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Objetivo: Verificar se há associação entre as diferentes intensidades de atividade física diária com os níveis de aptidão cardiorrespiratória de escolares. Métodos: estudo transversal de associação composto por uma amostra voluntária de 328 escolares de 1º a 5º ano, com idades entre os 06 e 12 anos, de uma escola da rede de ensino público de Porto Alegre. A aptidão cardiorrespiratória foi avaliada através do teste de corrida e caminhada de 6 minutos. A atividade física foi avaliada através dos ...
Objetivo: Verificar se há associação entre as diferentes intensidades de atividade física diária com os níveis de aptidão cardiorrespiratória de escolares. Métodos: estudo transversal de associação composto por uma amostra voluntária de 328 escolares de 1º a 5º ano, com idades entre os 06 e 12 anos, de uma escola da rede de ensino público de Porto Alegre. A aptidão cardiorrespiratória foi avaliada através do teste de corrida e caminhada de 6 minutos. A atividade física foi avaliada através dos acelerômetros GT3wx, utilizados durante 7 dias. A AF total, moderada, vigorosa e leve e comportamento sedentário foi calculada através da média diária dos 7 dias, de acordo com os pontos de corte propostos para crianças Resultados: Houve correlações fracas com ApC e AF vigorosa (r= 0,333) e AF moderada/vigorosa (r= 0,310) para os meninos. Já para as meninas, houve correlação fraca da ApC com AF vigorosa (r= 0,312). Conclusão: melhores níveis de AF moderada e vigorosa estão relacionados com melhor ApC nos meninos e AF vigorosa nas meninas. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Educação Física (1260)
Este item está licenciado na Creative Commons License