Equipes de treinamento de futsal de uma escola privada de Porto Alegre : relações, expectativas e experiências
View/ Open
Date
2018Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Considera-se que o espaço escolar, além de ter como meta o privilégio ao ensino e a aprendizagem, também pode ser identificado como sendo um local em que acontecem formas de socialização, construção de valores e relações. Contudo, isso não se restringe aos horários tidos como regulares de aula, percebe-se que as atividades extracurriculares vêm ocupando cada vez mais espaço nas instituições escolares. Ao trabalhar como docente das classes regulares de uma escola privada e por também atuar nas a ...
Considera-se que o espaço escolar, além de ter como meta o privilégio ao ensino e a aprendizagem, também pode ser identificado como sendo um local em que acontecem formas de socialização, construção de valores e relações. Contudo, isso não se restringe aos horários tidos como regulares de aula, percebe-se que as atividades extracurriculares vêm ocupando cada vez mais espaço nas instituições escolares. Ao trabalhar como docente das classes regulares de uma escola privada e por também atuar nas atividades chamadas de extracurriculares, tenho me interessado por analisar esses outros espaços que, muitas vezes, os alunos demonstram mais interesse do que nas atividades regulares de sala de aula. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo analisar as relações, expectativas e experiências dos sujeitos envolvidos nas equipes de treinamento de Futsal de uma escola da rede privada de ensino de Porto Alegre/RS. Para isso, realizei um estudo de caso através de uma abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturadas e observações dos treinamentos dessa equipe. Participaram desta pesquisa dois atletas da equipe Infantil de Futsal masculino, dois pais de atletas desse grupo, o professor responsável pela equipe e um membro da coordenação da Escola. A escola e os sujeitos foram escolhidos devido a conveniência do acesso cedido por esta Escola. As informações coletadas promovem o debate sobre como se dá a relação desses indivíduos com o esporte e quais as expectativas desses sujeitos em relação a essa prática. ...
Abstract
The school space, besides having the privilege of teaching and learning as its goal, can also be identified as being a place where socialization, values and relationships take place. However, this is not restricted to class timetables, it can be noticed that extracurricular activities have been filling more time in school institutions. By working as a teacher in the regular classes of a private school and also in extracurricular activities, I have become interested in analyzing these other spac ...
The school space, besides having the privilege of teaching and learning as its goal, can also be identified as being a place where socialization, values and relationships take place. However, this is not restricted to class timetables, it can be noticed that extracurricular activities have been filling more time in school institutions. By working as a teacher in the regular classes of a private school and also in extracurricular activities, I have become interested in analyzing these other spaces, in which students often show more interest than in regular classroom activities. Therefore, this research aims at analyzing the relationships, expectations and experiences of the individuals involved in the Futsal training teams of a private school in Porto Alegre / RS. For that, I carried out a case study through a qualitative approach, with semi-structured interviews and observations of the training of this team. Two male athletes of Futsal, two parents of athletes of this group, the teacher in charge of the team and a member of the coordination of the School took part in this research. The school and the subjects were chosen due to the convenience of the access given by this School. The information collected promotes the debate about how the relationship of these individuals with the sport occurs and what the expectations of these subjects in relation to this practice are. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Educação Física: Bacharelado.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License