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dc.contributor.advisorVanz, Samile Andrea de Souzapt_BR
dc.contributor.authorAntunes, Ana Tielept_BR
dc.date.accessioned2010-03-12T04:14:25Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/18730pt_BR
dc.description.abstractO grande volume que a produção científica veio tomando a partir do início do século 20 acarretou não só na preocupação de estudar esse fenômeno e organizar tamanha quantidade de documentos publicados, mas foi propício ao desenvolvimento de técnicas e ferramentas para medir e analisar a produção científica. Uma dessas técnicas, que surgiu logo na primeira metade do século 20, é a Bibliometria, área que analisa a produção científica escrita em seus diversos suportes. Sejam livros, periódicos ou a literatura cinzenta, toda essa produção pode ser mensurada através das técnicas bibliométricas. Dentro da Bibliometria, encontra-se a análise de citações, a qual, através das citações presentes nos documentos, realiza estudos que permitem tecer elos entre o texto citante e o texto citado, medir freqüências e mapear características de determinado campo do conhecimento. Justamente com esse fim, foi aplicada a análise de citações para estudar os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), do curso de Biblioteconomia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Delimitou-se como período analisado os TCCs apresentados nos anos de 2007 e 2008, totalizando 51 monografias. Com o objetivo geral de mapear as características das fontes de informação utilizadas pelos alunos ao elaborarem seus TCCs, foi desenvolvido um banco de dados no software Microsoft Excel® onde inseriuse todas as 1.999 referências que compuseram o universo de estudo. As análises indicaram que os livros são a fonte mais utilizada pelos alunos de Biblioteconomia da UFRGS, com 43%, seguida dos periódicos, com 25,8%. O idioma mais citado é o português, com 89,1%, seguido pelo inglês, com 6,2% e pelo espanhol, com 4,4%. O tipo de autoria predominante é a individual, que totaliza 61,3% de todas as citações. As fontes são predominantemente atuais, com 48,2% de documentos publicados a partir do ano 2001. Os resultados foram comparados com um estudo semelhante realizado em 2004 e, através das interpretações dos dados, apontaram-se tendências quanto ao hábito de citar dos formandos em Biblioteconomia da UFRGS. Por fim, os dados foram divididos de acordo com as seis áreas em que da qual é composta a Biblioteconomia. As análises conforme as áreas mostraram que cada uma possui características próprias quanto aos autores mais citados, embora os professores orientem alunos de outras áreas que não a sua e alguns autores apareçam em mais de uma área.pt_BR
dc.description.abstractThe increase in the volume of scientific publications from the early 20th century brought not only the concern of studying this phenomenon and organize such quantity of papers published, but was conducive to the development of techniques and tools to measure and analyze the output of science. One of these techniques, which appeared in the first half of the 20th century, is Bibliometrics, an area that examines the production of scientific writing in their various media. Books, periodicals or gray literature, all this production can be measured through bibliometric techniques. Studies cover Bibliometrics, citation analysis which, through citations in documents, links between cited text and citing text, measures frequency and maps characteristics of a field of knowledge. Precisely for this purpose, we apply the analysis of citations to study of course works describes from Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). The period examined comprised the years 2007 and 2008, totaling 51 monographs. With the general objective of mapping the characteristics of sources of information used by students to develop their course works, we developed a database in Microsoft Excel® software which included all references that composed the universe of our study, which represented a total of 1.999 citations. Our analysis indicated that the books are the source most frequency used by students of Librarianship in UFRGS (43%), followed by periodic with 25,8%. The language of frequency is Portuguese, with 89,1%, followed by English with 6,2% and the Spanish, with 4,4%. The predominant type of undergraduate students authorship is the individual, which total 61,3% of all citations. Sources are predominantly updated with 48,2% of papers published from 2001 onwards. Our results were compared with a similar study conducted in 2004 and, through comparison was possible, point out trends in student’s citation practices in Librarianship, UFRGS. Finally, we divided our data according to the six areas the curriculum of is divided. Our analysis showed that the areas as each has its own characteristics and most cited authors, although teachers supervise students in other areas than their own, and some supervise in more than one area.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBibliometricsen
dc.subjectBibliometriapt_BR
dc.subjectTrabalhos de conclusão de cursopt_BR
dc.subjectCitation analysisen
dc.subjectAcademic outputen
dc.subjectTraining in librarian scienceen
dc.subjectCourse worken
dc.titleCaracterísiticas da produção acadêmica dos formandos em Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul : análise bibliométrica dos trabalhos de conclusão de cursos (TCCs) apresentados nos anos de 2007 e 2008pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coCaregnato, Sonia Elisapt_BR
dc.identifier.nrb000717613pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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