Cartografias de processos político-midiáticos e espetáculo : sujeitos midiáticos e suas adaptações ao ambiente político
dc.contributor.author | Rosário, Nísia Martins do | pt_BR |
dc.contributor.author | Almeida, Guilherme Fumeo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-12-19T04:07:59Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1982-677X | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/187258 | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste artigo é investigar os processos midiáticos de três sujeitos no campo político, Tiririca (o palhaço), Jean Wyllys (o ex-BBB) e Romário (o boleiro), percebendo como desempenharam um papel na Câmara dos Deputados e no Senado enquanto indivíduos com projeção midiática anterior, a partir do estudo da noção de espetáculo e suas relações com as dinâmicas política e midiática. Para tanto, teremos como base os estudos de Debord, Negrini e Augusti e Weber. Nesse momento, traz-se à discussão metodológica uma perspectiva cartográfica atualizada por Kastrup (2009). Faz-se a análise do material midiático, especialmente o audiovisual, de sujeitos midiatizados enquanto celebridades que transferiram sua visibilidade para a esfera política. É possível perceber que Tiririca, Jean Wyllys e Romário se adaptaram ao ambiente político de forma gradual, conciliando as dinâmicas midiáticas com seus repertórios de celebridades. | pt |
dc.description.abstract | The objective of this article is to investigate mediatic processes of three subjects in the political field, Tiririca (the clown), Jean Wyllys (the former BBB) and Romário (the football player), perceiving how they played a role in the Chamber of Deputies as individuals with previous media projection, from the study on the notion of spectacle and its relations with the political and mediatic dynamics. To do so, it will be based on the studies by Debord (2013), Negrini and Augusti (2013) and Weber (2011). At this moment, it is brought to the metodological discussion a cartographic perspective updated by Kastrup (2009). It is made an analysis of the mediatic material, especially the audiovisual one, of mediated subjects as celebrities who have transferred their visibility to the political sphere. It is possible to see that Tiririca, Jean Wyllys and Romário have adapted to the political environment in a gradual way, conciliating the media dynamics with their repertoires of celebrities. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | RuMoRes : Revista Online de Comunicação, Linguagem e Mídia. São Paulo : USP. Vol. 11, n. 21 (jan./jun. 2017), p. 250-268 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Audiovisual images | en |
dc.subject | Imagem | pt_BR |
dc.subject | Power | en |
dc.subject | Audiovisual | pt_BR |
dc.subject | Spectacle | en |
dc.subject | Media subjects | en |
dc.subject | Cartography | en |
dc.title | Cartografias de processos político-midiáticos e espetáculo : sujeitos midiáticos e suas adaptações ao ambiente político | pt_BR |
dc.title.alternative | Cartographies of political-mediatic processes and spectacle: media subjects and their adaptation to the political environment | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001082433 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39148)Ciências Sociais Aplicadas (3970)