Percepções acerca de um projeto de brincadeiras de Hatha Yoga na educação infantil : um estudo de caso em uma escola de educação infantil de Porto Alegre/RS
dc.contributor.advisor | Fonseca, Denise Grosso da | pt_BR |
dc.contributor.author | Pereira, Laura Frances | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-12-19T04:07:45Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/187240 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo teve por objetivo identificar as percepções acerca de brincadeiras de yoga de crianças de turmas do jardim A e B, participantes do Projeto de Extensão Brincando de Yoga na Educação Infantil. Os objetivos específicos foram analisar as manifestações em formato de desenhos das crianças e entrevistas individuais sobre as atividades desenvolvidas no Projeto; analisar o conteúdo dos relatos escritos sobre cada encontro do Projeto; e comparar as percepções identificadas das crianças com as expectativas da pesquisadora. Os conceitos sobre educação infantil, brincadeiras e yoga na educação infantil levados em consideração para embasar a pesquisa foram apresentados no referencial teórico. O local de pesquisa foi a Escola de Educação Infantil Amigo Germano no município de Porto Alegre (RS). O estudo se caracterizou como um estudo de caso de natureza qualitativa. Portanto, a metodologia utilizada contou com a coleta de informações através de análise de desenhos, relatos descritivos dos encontros e entrevistas individuais semiestruturadas. Os resultados identificados mostraram que as percepções das crianças se direcionaram a brincadeiras específicas e sentimentos de felicidade e bem-estar. Houve indícios de aproximação e afastamento entre as percepções das crianças e as percepções e expectativas da pesquisadora, apresentados na análise e discussão de informações, apontando, dessa forma, caminhos para melhorar a prática pedagógica. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present study aimed to identify the perceptions about yoga plays of children from classes of garden A and B, participants of the Extension Project Playing with Yoga. The specific objectives were to analyze the manifestations in the form of drawings made by the children and individual interviews about the activities developed in the Project; analyze the content of the written reports on each meeting of the Project; and to compare the identified perceptions of the children with the researcher's expectations. The concepts of early childhood education, movement, and yoga in childhood education taken into account to support the research were presented in the theoretical framework. The research site was Chilhood Education School Amigo Germano in the city of Porto Alegre (RS). The study was characterized as a qualitative case study. Therefore, the methodology used included the collection of information through analysis of drawings, descriptive reports of the meetings and individual semi-structured interviews. The identified results showed that the children's perceptions were directed to specific games and feelings of happiness and well-being. There was evidence of approximation and distancing between the children's perceptions and the researcher's perceptions and expectations, presented in the analysis and discussion of information, thus pointing out ways to improve pedagogical practice. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Chilhood Education | en |
dc.subject | Yoga | pt_BR |
dc.subject | Yoga plays | en |
dc.subject | Brincadeiras infantis | pt_BR |
dc.subject | Perceptions | en |
dc.subject | Percepção | pt_BR |
dc.title | Percepções acerca de um projeto de brincadeiras de Hatha Yoga na educação infantil : um estudo de caso em uma escola de educação infantil de Porto Alegre/RS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001082565 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Educação Física (1241)