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dc.contributor.advisorStumpf, Ida Regina Chittopt_BR
dc.contributor.authorDalpian, Julianapt_BR
dc.date.accessioned2010-03-11T04:14:06Zpt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/18704pt_BR
dc.description.abstractAnalisa com métodos cientométricos a relação entre algumas características da produção docente de artigos de periódicos em Comunicação no Brasil no período 2001-2003. As características estudadas são: âmbito de circulação e qualidade dos periódicos, formato dos periódicos, origem dos periódicos e título preferido para publicação. A amostra constitui-se de artigos de texto completo registrados dos currículos Lattes de cada docente. Analisou-se 1159 referências de artigos provenientes nos Currículos Lattes de 300 docentes distribuídos por 18 Programas de Pós-Graduação (PPGs). Foram elaboradas planilhas eletrônicas no Excel para a coleta das informações necessárias para o estudo, bem como para o tratamento estatístico das mesmas. As análises empreendidas possibilitaram a constatação de que a literatura gerada nos PPGs em Comunicação é publicada prioritariamente em veículos de circulação local e nacional (95% do total). Dessa literatura, 20% foram publicados em periódicos avaliados pelo Qualis como AN. No entanto, 30% dos artigos foram publicados em veículos não qualificados pelo Qualis ou as referências encontravam-se fora do padrão de normalização vigente. Cerca de 45% dos artigos foram publicados em títulos de formato impresso e aproximadamente 20% dos artigos foram publicados em títulos editados pelos próprios PPGs ou Instituição do docente. Cerca de 200 títulos de periódicos foram utilizados pelos docentes para publicação dos artigos; destes, 19 títulos concentraram 50% dos artigos produzidos no período. Existe relação entre o resultado alcançado pelos PPGs e a avaliação trienal 2004 da CAPES. Os resultados corroboram a bibliografia consultada e apontam para a necessidade de reforçar os critérios de qualidade que regulam a produção dos pesquisadores como o aumento da visibilidade da produção de artigos, a diminuição do índice de endogenia das publicações e o atingimento de um padrão de qualidade na normalização das referências no preenchimento do Currículo Lattes.pt_BR
dc.description.abstractIt analyzes any scientometrics methods the relation between some characteristics of Brazilian teaching staff’s article production in journals Communication during 2001-2003. The characteristics studied are: journals circulation, quality, format, origin and titles chosen for publication. The sample consists of gotten articles of complete text of the Lattes resumes of each professor. One analyzed 1159 article references proceeding from the Lattes Resumes of 300 professors distributed for 18 Programs of Post-Graduate (PPGs). Electronic spread sheets in the Excel for the collection of the necessary information for the study had been elaborated, as well as for the statistical treatment of the same ones. The undertaken analyses make possible the observed of that literature generated in the PPGs in Communication is published in vehicles of local and national circulation (95% of the total). Of this literature, 20% had been published in periodic qualified by the Qualis as AN. However, 30% of articles had been published in never qualified vehicles for the Qualis or the references met outside of the standard of effective normalization. About 45% of articles they had been published in format headings printed matter and approximately 20% of articles had been published in headings edited for proper the PPGs or Institution of the professor. About 200 headings of periodic they had been used by the professors for publication of articles; of these, 19 headings had concentrated 50% of articles produced in the period. Relation exists between the result reached for the PPGs and triennial evaluation 2004 of the CAPES. The results corroborate the consulted bibliography and point with respect to the necessity to strengthen the quality criteria that regulate the production of the researchers as the increase of the visibility of the article production, the reduction of the index of endogenia of publications and a standard of quality in the normalization of the references in the fulfilling of the Lattes Resume.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBibliometriapt_BR
dc.subjectScientific communicationen
dc.subjectScientific productivityen
dc.subjectProdução científicapt_BR
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectScientometricsen
dc.subjectBibliometricsen
dc.subjectScientific journalsen
dc.titleAvaliação da produção docente dos programas de pós-graduação em comunicação (2001-2003)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000591918pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2006pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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