Semiótica das afecções : uma abordagem epistemológica
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Data
2017Tipo
Outro título
Semiotics of affects: an epistemological approach
Semiótica de los afectos: un enfoque epistemológico
Assunto
Resumo
O presente texto propõe uma leitura de diversas teorias do afeto pelo viés da semiótica. Partindo do preceito de que é impossível não afetar ou não ser afetado, estabelece alguns parâmetros para definir o que é afeto (diferenciando-se afecção/afeto de emoção, paixão, sensação e até de afeto como compreendido pelo senso comum) para dar conta das dimensões epistemo e ontológica da semiose. Com base em Espinosa, Deleuze e Guattari, ensaia dizer que há, para além de uma capacidade significante, tam ...
O presente texto propõe uma leitura de diversas teorias do afeto pelo viés da semiótica. Partindo do preceito de que é impossível não afetar ou não ser afetado, estabelece alguns parâmetros para definir o que é afeto (diferenciando-se afecção/afeto de emoção, paixão, sensação e até de afeto como compreendido pelo senso comum) para dar conta das dimensões epistemo e ontológica da semiose. Com base em Espinosa, Deleuze e Guattari, ensaia dizer que há, para além de uma capacidade significante, também uma qualidade “sensacional” da semiose, aproximando a processualidade deste fenômeno às cadeias afetivas que devêm de toda afecção. ...
Abstract
In this paper, we aim towards an epistemological approach of affects in semiotics. We start from the idea that it is impossible not to affect either not being affected, thus establishing some parameters to define what affect means (without relating it with emotion, passion or sensation). Along these lines, we can handle both epistemic and ontological dimensions of semiosis. Following Deleuze and Guattari, and Espinosa, we present the idea that the semiosis have a “sensational” quality beyond a ...
In this paper, we aim towards an epistemological approach of affects in semiotics. We start from the idea that it is impossible not to affect either not being affected, thus establishing some parameters to define what affect means (without relating it with emotion, passion or sensation). Along these lines, we can handle both epistemic and ontological dimensions of semiosis. Following Deleuze and Guattari, and Espinosa, we present the idea that the semiosis have a “sensational” quality beyond a signifying capacity, hence bringing the processuality of such phenomenon closer to the affective chains that derive from every affection. ...
Resumen
Este artículo propone una lectura de diversas teorías del afecto desde la perspectiva de la semiología. Suponiendo que no es posible no afectar o no ser afectado, establece algunos parámetros para definir lo que es el afecto (diferenciando el afecto de la emoción, pasión, sensación y incluso afecto tal como se entiende en el sentido común) para dar cuenta de las dimensiones epistemológicas y ontológicas de la semiosis. A partir de Spinoza, Deleuze y Guattari, este trabajo ensaya decir que hay, ...
Este artículo propone una lectura de diversas teorías del afecto desde la perspectiva de la semiología. Suponiendo que no es posible no afectar o no ser afectado, establece algunos parámetros para definir lo que es el afecto (diferenciando el afecto de la emoción, pasión, sensación y incluso afecto tal como se entiende en el sentido común) para dar cuenta de las dimensiones epistemológicas y ontológicas de la semiosis. A partir de Spinoza, Deleuze y Guattari, este trabajo ensaya decir que hay, además de una capacidad significativa, también una calidad “sensacional” de la semiosis, acercando lo procedimiento de este fenómeno a las cadenas afectivas que devienen de toda afección. ...
Contido em
Conjectura : filosofia e educação. Caxias do Sul, RS. Vol. 22, nesp (2017), p. 36-48
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Nacional
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