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dc.contributor.authorSantos, Cristiane Pizzutti dospt_BR
dc.contributor.authorRossi, Carlos Alberto Vargaspt_BR
dc.date.accessioned2018-12-05T02:43:58Zpt_BR
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.issn1415-6555pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/185887pt_BR
dc.description.abstractO objetivo central deste trabalho é examinar o impacto do gerenciamento de reclamações na confiança e na lealdade do consumidor, em trocas de serviços relacionais. Para tanto, foi desenvolvido e testado um modelo teórico que retrata os inter-relacionamentos entre avaliações específicas do processo de reclamação e construtos relacionais. Desta forma, o presente estudo relaciona três importantes correntes de pesquisa: teoria da justiça, gerenciamento de reclamações e estudos sobre confiança. De modo geral, os resultados obtidos por meio da Modelagem de Equações Estruturais indicam que as percepções de justiça distributiva, interpessoal e processual afetam a percepção global de justiça e o nível de satisfação do consumidor com o gerenciamento da reclamação. A confiança do consumidor após a reclamação é influenciada diretamente pelo nível de satisfação final alcançado e pelas experiências anteriores do consumidor com a empresa. Por fim, o grau de lealdade do consumidor é influenciado pela sua confiança e pelo valor relacional.pt
dc.description.abstractThe main objective of this paper is to investigate the impact of the complaint handling process on the consumer trust and loyalty in the relational services context. In order to do that, a theoretical model was developed and tested. Such a model portrays the interrelationships between complaint encounter-specific evaluations and relational constructs. Thus, this study encompasses three important research streams: justice theory, complaint handling processes and trust studies. The findings, obtained by Structural Equation Modeling, confirm 10 out of 12 hypothesis stemmed from the proposed framework. More specifically, the findings indicate that distributive, procedural and interactional justice perceptions significantly affect the consumer’s global justice perceptions and satisfaction with the complaint handling. Post-complaint consumer trust is directly influenced by the final satisfaction level and by the consumer previous experiences with the company. Finally, the consumer’s trust and relational value affect his/her loyalty level.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de Administração Contemporânea. Curitiba, PR. Vol. 6, n. 2 (maio/ago. 2002), p. 49-73pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComplaint handlingen
dc.subjectMarketing de relacionamentopt_BR
dc.subjectAdministracao de empresas : Prestacao de servicospt_BR
dc.subjectFairnessen
dc.subjectConsumer trusten
dc.subjectGerenciamento de reclamaçõespt_BR
dc.subjectMarketing de serviçospt_BR
dc.subjectConsumer loyaltyen
dc.subjectSatisfação do consumidorpt_BR
dc.subjectRelational exchangesen
dc.subjectCliente : Satisfaçãopt_BR
dc.subjectInsatisfaçãopt_BR
dc.subjectLealdadept_BR
dc.subjectConfiançapt_BR
dc.subjectReclamação : Queixapt_BR
dc.titleO impacto do gerenciamento de reclamações na confiança e na lealdade do consumidorpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000345844pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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