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dc.contributor.advisorJohann, Marcelo de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Thiago Auler dospt_BR
dc.date.accessioned2010-02-24T04:14:37Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/18569pt_BR
dc.description.abstractNas últimas décadas, percebe-se um avanço considerável na temática de jogos eletrônicos. Mesmo depois de enfrentar algumas crises, hoje este é um dos setores mais produtivos e rentáveis no mundo. Junto a isso, as atenções estão voltadas aos consoles portáteis, devido à sua mobilidade e qualidade em desempenho satisfatória. Este trabalho se enfoca no desenvolvimento de software para o Nintendo DS, mostrando suas principais virtudes e apontando suas limitações. Também propõe uma implementação de uma biblioteca que objetiva facilitar o desenvolvimento de jogos voltados para o Nintendo DS. A partir deste quesito, a biblioteca FLib foi criada. Sendo ela orientada a objetos e tendo uma arquitetura simples e concisa, esconde do desenvolvedor todas as preocupações com detalhamentos de hardware, permitindo que jogos 2D sejam gerados de forma totalmente descomplicada. Testes realizados demonstraram que a FLib além de consumir o mínimo de memória ainda possui um desempenho ótimo, tornando-a ideal para o uso. Também são comparadas uma pequena aplicação que não utiliza a FLib e outra que a utiliza, mostrando em números as vantagens que a mesma proporciona. Apesar das várias dificuldades encontradas, de a FLib não possuir um escopo mais abrangente, e de também estar longe de ser a solução definitiva para a criação de jogos, ainda sim, evita garantidamente muita retrabalho para o desenvolvedor.pt_BR
dc.description.abstractIn the latter decades, it’s perceivable a considerable advance on electronic games thematic. Even after some declines, now this is the most productive and rentable sector of industry in the world. Along with that, the spotlight goes to the portable consoles, due to their mobility and satisfactory quality. This work focuses on software development for Nintendo DS, showing its mains virtues and pointing its limitations. Also propose an implementation of a library, whose objective is to facilitate the game development for Nintendo DS. After this requirement, the FLib library was created. Being object-oriented and having a simple and concise architecture, it hides all the details concerning the hardware from developer, letting 2D games being generated in a totally uncomplicated way. Performed tests demonstrate that FLib consumes low memory and has an optimal performance, being ideal to the use. Also, an application using Flib is compared with another that doesn’t use it, showing in numbers all the advantages that FLib offers. In spite of all difficulties, FLib’s straight scope and not intending to be a definitive solution in game development, FLib can make a game development a lot easier.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLibraryen
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectNintendoen
dc.subjectDSen
dc.subjectDevelopmenten
dc.subjectGamesen
dc.subjectPortablesen
dc.titleBiblioteca para desenvolvimento de jogos para Nintendo DSpt_BR
dc.title.alternativeLibrary for Nintendo DS game development en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000730939pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Informáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.graduationCiência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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