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dc.contributor.advisorZen, Aurora Carneiropt_BR
dc.contributor.authorPerroco, Leonardo Costapt_BR
dc.date.accessioned2018-11-23T02:44:42Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/185014pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar a influência da estratégia de internacionalização da empresa no desempenho organizacional de uma startup brasileira. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa através do estudo de caso de uma startup nascida em Porto Alegre, levando em consideração dados de performance da empresa, dos números antes e depois da internacionalização, e entrevistas em profundidade. A análise dos dados coletados baseou-se nas quatro perspectivas estratégicas do Balanced Scorecard: financeira; do cliente; dos processos internos; e de aprendizado e crescimento. Como contribuições trazidas com o estudo, para a empresa trabalhada são levados diversos insights , ; para o ecossistema local de startups também são trazidos diversos processos e possibilidades a partir do estudo que identificou fatores importantes que levaram o TownSq ao patamar que hoje encontra-se. Quanto aos fatores de desempenho, pode-se concluir que, de maneira geral, a internacionalização trouxe melhorias em produto e financeiramente, mas o foco na expansão dos negócios para outro mercado pode ter consequências negativas na operação nacional e suas variáveis internas.pt
dc.description.abstractThe objective of this study is to analyse the influence of the internationalization strategy of the company in the organizational performance of a brazilian startup. For this purpose, a qualitative research is done through the case study of a startup that was born in Porto Alegre, considering data from the company performance, the numbers before and after the internationalization, and in-depth interviews. The collected data analysis was based on the four strategic perspectives of the Balanced Scorecard: financial; of the client; of internal processes; and of learning and growth. As research outcomes, for the studied company plenty of insights are taken; for the local startups ecosystem, are also brought plenty of processes and possibilities from the study that identified important factors that took TownSq to the threshold that it is today. In terms of performance factors, we can conclude that, in general, the internationalization brings improvements in product and financially, but the focus on the business expansion to another market may have caused negative consequences in the national operations and its internal variables.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInternacionalização de empresaspt_BR
dc.subjectStartupen
dc.subjectStartuppt_BR
dc.subjectStrategyen
dc.subjectEstratégiapt_BR
dc.subjectBalanced Scorecarden
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectInternationalizationen
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.subjectPerformanceen
dc.titleA internacionalização de empresas e o desempenho organizacional: o caso da TownSqpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001078616pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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