Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAntonello, Cláudia Simonept_BR
dc.contributor.authorComparsi, Aline Wilrichpt_BR
dc.date.accessioned2018-11-23T02:44:39Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/185003pt_BR
dc.description.abstractA proposta do presente trabalho é analisar os processos de aprendizagem formais e informais em diferentes organizações do setor público. Além disso, busca averiguar a percepção dos servidores quanto ao suporte organizacional em relação a estes processos. Esta investigação foi realizada por meio de um Survey. Partindo de uma revisão bibliográfica sobre o tema, adotaram-se para coleta de dados três escalas validadas: Escala de Percepção de Oportunidades de Aprendizagem nas Organizações (EPOA), Escala de Percepção Atual do Desenvolvimento Profissional (EPADP) e Escala de Suporte à Aprendizagem Informal no Trabalho (ESA). Foi utilizada uma metodologia descritiva, com aplicação de questionário on-line a 53 profissionais atuantes na área administrativa do setor público, lotados em organizações distintas da cidade de Porto Alegre: Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Nesta última, o estudo contemplou os servidores da Escola de Administração (EA), Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEF) e Escola de Engenharia. De posse dos dados coletados, foi possível sinalizar tendências dos processos de aprendizagem nestas organizações. Constataram-se oportunidades medianas de aprendizagem formais para todos os órgãos. A percepção do desenvolvimento profissional demonstrou-se elevada na EPTC, EA e ESEF, e mediana na Escola de Engenharia. Os servidores da EA demonstraram a maior percepção do suporte à aprendizagem informal, seguido da EPTC, ESEF e, por último, Escola de Engenharia.pt
dc.description.abstractThe purpose of this paper is to analyze the formal and informal learning processes in different organizations of the public sector. In addition, it seeks to ascertain the perception of the servers regarding the organizational support in relation to these processes. This research was carried out by means of a Survey. Based on a bibliographic review on the subject, three validated scales were adopted: the Organizational Learning Opportunities Scale (EPOA), the Current Professional Development Perception Scale (EPADP) and the Informal Learning Support Scale at Work (ESA). A descriptive methodology was used, with the application of an online questionnaire to 53 professionals working in the administrative area of the public sector, who were in different organizations of the city of Porto Alegre: Public Transport and Movement Company (EPTC) and Federal University of Rio Grande do Sul South (UFRGS). In this last one, the study contemplated the servers of the School of Administration (EA), School of Physical Education, Physiotherapy and Dance (ESEF) and School of Engineering. With the collected data, it was possible to signal tendencies of the learning processes in these organizations. Medium-sized formal learning opportunities were found for all organs. The perception of professional development was high in EPTC, EA and ESEF, and median in the School of Engineering. The EA servers demonstrated the highest perception of informal learning support, followed by EPTC, ESEF and, finally, School of Engineering.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectFormal learningen
dc.subjectCapacitaçãopt_BR
dc.subjectPublic organizationsen
dc.subjectInstituições públicaspt_BR
dc.subjectInformal learningen
dc.subjectSetor públicopt_BR
dc.titleProcessos de aprendizagem formais e informais em instituições públicaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001075587pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples