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dc.contributor.advisorKirch, Guilhermept_BR
dc.contributor.authorMattos, Leonardo Stangept_BR
dc.date.accessioned2018-11-23T02:44:26Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/184965pt_BR
dc.description.abstractAdotar as melhores práticas de governança corporativa muda o formato estrutural das empresas, buscando entregar transparência para os investidores e a definição de estratégias que visem a longevidade dos negócios. Este estudo teve como grande objetivo avaliar de que forma as práticas de governança corporativa possibilitavam o aumento da geração de valor para as empresas do setor de comércio de tecidos, vestuário e calçados das empresas listadas na B3. As empresas foram comparadas a partir dos seus desempenhos financeiros e das gerações de valor, por meio dos índices médios ao longo de onze exercícios contábeis. Além deste comparativo, houve a avaliação da adoção de práticas de governança corporativa no tamanho e formação do conselho de administração, remuneração do conselho e diretoria-estatutária, bem como adoção aos segmentos de listagem oferecidos pela B3. Com índices médios, para estas empresas, no período de análise, não foi possível encontrar relações diretas entre todas as variáveis analisadas das práticas de governança corporativa, com ao menos duas delas simultâneas e o aumento do valor das organizações. Embora a Lojas Renner S.A, uma das empresas avaliadas, tenha sido superior em pelo menos duas das três variáveis das práticas de governança corporativa e tenha o seu valor quase três vezes superior ao da maior concorrente, e a Grazziotin S.A tenha sido inferior em pelo menos duas variáveis e no seu respectivo valor, as demais organizações não apresentaram cruzamentos entre mais de duas práticas de governança corporativa e variação de valor. Sendo assim, não foi possível gerar conclusões essencialmente favoráveis às práticas de governança corporativa atreladas ao aumento de valor da empresa.pt
dc.description.abstractAdopting best practices of corporate governance changes the structural format of companies seeking to deliver transparency for investors and the development of strategies for the business’ longevity. The aim of this study is to analyze how corporate governance practices enabled the increase of value generation for companies in the sector of trade in textiles, apparel and footwear listed on B3. The organizations were compared on the basis of their financial performance and value generation, through the average indexes over eleven accounting exercises. In addition to this, there was a comparative evaluation of corporate governance practices in the size, formation and remuneration of the Board of Directors and statutory Boards, as well as adoption of list segments offered by B3. Considering these companies’ average indexes in the analyzed period, there was not found direct rates between all corporate governance practices’ variables analyzed. Although Lojas Renner S.A., one of the evaluated companies, was higher in at least two of the three variables of the corporate governance practices and has a value almost three times higher than the biggest competitor, and Grazziotin S.A was lower in at least two variables and in its respective value, the remaining organizations did not present crossings between more than two corporate governance practices and value change. Therefore, it was not possible to reach essentially favorable conclusions regarding corporate governance practices’ correlation with the increase of the companies’ value.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGovernança corporativapt_BR
dc.subjectCorporate governanceen
dc.subjectEmpresapt_BR
dc.subjectBoard of Directorsen
dc.subjectGeração de valorpt_BR
dc.subjectValue generationen
dc.subjectConselho de Administraçãopt_BR
dc.titlePráticas de governança corporativa e geração de valor no segmento de tecidos, vestuário e calçados das empresas listadas na B3pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001078618pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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