Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGonçalves, Sandra Maria Lúcia Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2018-11-17T03:12:13Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.issn1808-2599pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/184795pt_BR
dc.description.abstractA partir de reflexão sobre a imagem fotográfica no fotojornalismo moderno, busca-se pensar seu papel na contemporaneidade. O trabalho produzido pela fotógrafa Lee Miller na Segunda Guerra, é assunto nesta reflexão. Ela produz um fotojornalismo que pode ser chamado de “menor” – no sentido forte do termo proposto por Deleuze e Guattari (1997), uma prática que se assume como ficção e construtora da realidade retratada. A partir de inspiração Barthesiana e contribuições teóricas de Foucault, buscar-se-á indicar a presença dessa fotografia “menor” no fotojornalismo contemporâneo.pt
dc.description.abstractBeginning from the reflection about the photographic image in the modern photojournalism, we seek to think about its role in contemporaneity. The work produced by photographer Lee Miller during the Second World War is the subject of this reflection. She produces some photojournalism that can be called “minor” – in the strongest meaning of the term, as proposed by Deleuze and Guattari (1997), a practice that is taken as fiction and constructer of the portrayed reality. Starting from the Barthesian inspiration and theoretical contributions by Foucault, we will try to point out the presence of this so-called “minor” photography the contemporary photojournalism.en
dc.description.abstractEl presente artículo parte de una reflexión sobre la imagen fotográfica nel moderno fotoperiodismo y su papel en la contemporaneidad. Busca, también, la articulación con el trabajo producido por la fotógrafa Lee Miller en la Segunda Guerra Mundial que hace un tipo de fotoperiodismo que se puede llamar de “menor”. Este es el sentido fuerte atribuido por Deleuze e Guattari (1997) como se fuera una práctica que se asume como ficción y como constructora de la realidad retratada. A partir, también, de la inspiración “barthesiana” y de las contribuciones teóricas de Foucault, es posible indicar la presencia da fotografía “menor” en el fotoperiodismo contemporáneo.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofE-Compós. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. [Porto Alegre]. Vol. 12, n. 2 (maio/ago. 2009), [17] f.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPhotographyen
dc.subjectFotojornalismopt_BR
dc.subjectPhotojournalismen
dc.subjectMinor photographyen
dc.subjectFotografiaes
dc.subjectFotoperiodismoes
dc.subjectFotografia minores
dc.titlePor uma fotografia “menor” no fotojornalismo diário contemporâneopt_BR
dc.title.alternativeFor a “minor” photography in contemporary daily photojournalism en
dc.title.alternativePor una fotografía menor en el fotoperiodismo diario contemporáneo es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000898555pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples