Ensino da segurança do paciente na formação do enfermeiro : uma revisão integrativa
dc.contributor.advisor | Hoefel, Heloisa Helena Karnas | pt_BR |
dc.contributor.author | Gaus Junior, Luís Felipe Pires Madruga de Castro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-11-14T02:41:18Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/184673 | pt_BR |
dc.description.abstract | Contextualização: A Organização Mundial da Saúde define que segurança do paciente é a redução do risco de danos desnecessários relacionados com os cuidados de saúde para um mínimo aceitável. Objetivos: Descrever a produção científica cerca do ensino da segurança do paciente na formação em Enfermagem. Identificar estratégias de ensino da segurança do paciente na formação em Enfermagem. Metodologia: Revisão integrativa da literatura. Buscaram-se estudos publicados no período compreendido entre janeiro de 2001 e dezembro de 2017 nas bases de dados LILACS, MEDLINE, PUBMED e CINAHL, nos idiomas português, inglês e espanhol. Os descritores utilizados nas buscas foram: Educação em enfermagem, segurança do paciente, currículo e enfermagem. Resultados: Os resultados indicam que os alunos desejam currículos de enfermagem que contemplem seu conhecimento e suas habilidades de forma que a segurança do paciente seja um tema que se desenvolva em todo currículo dos profissionais da saúde. Evidenciou-se que há um quantitativo pequeno de pesquisas brasileiras que tratam da temática. Considerações finais: O estudo evidencia que há uma carência na produção científica acerca do ensino a segurança do paciente. São necessários mais estudos para que os currículos de enfermagem alcancem um nível ótimo de ensino de práticas seguras. | pt |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação em enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Segurança do paciente | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.title | Ensino da segurança do paciente na formação do enfermeiro : uma revisão integrativa | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001079917 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Enfermagem | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Enfermagem | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Enfermagem (1143)