Natureza da amnésia : deficit na aquisição ou na evocação?
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2016Author
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Abstract in Portuguese
Pode-se contextualizar a memória como a capacidade de codificar, consolidar e acessar as informações disponíveis no sistema nervoso central. Estudos mostraram que para alguns tipos de aprendizado, chamados aqui de aprendizados subsequentes, não é necessária a ativação dos receptores NMDA para serem formados, indo de encontro com outros trabalhos que mostraram um déficit na aquisição e consolidação da memória após o bloqueio destes. Neste trabalho, foram realizados experimentos fazendo uso da ta ...
Pode-se contextualizar a memória como a capacidade de codificar, consolidar e acessar as informações disponíveis no sistema nervoso central. Estudos mostraram que para alguns tipos de aprendizado, chamados aqui de aprendizados subsequentes, não é necessária a ativação dos receptores NMDA para serem formados, indo de encontro com outros trabalhos que mostraram um déficit na aquisição e consolidação da memória após o bloqueio destes. Neste trabalho, foram realizados experimentos fazendo uso da tarefa de localização de objetos que forma uma memória que não persiste, assim como as memórias adquiridas na primeira infância, para avaliar se o aprendizado subsequente nesta tarefa seria dependente ou independente da ativação dos receptores NMDA. Para isso, os animais passaram por experimentos em dois contextos, A e B, para verificar se após o bloqueio farmacológico com um antagonista dos receptores NMDA os animais ainda são capazes de aprender a segunda tarefa no contexto B. Os resultados mostraram uma tendência de que os animais aprenderam a tarefa no curto prazo, mas cuja memória não persistiu até teste realizado cinco dias depois. O aprendizado subsequente foi constatado nos animais que tiveram os receptores NMDA bloqueados, mas não nos animais do grupo controle. Concluímos que os resultados, apesar de preliminares, são promissores possibilitando avançar em futuros experimentos, porém o protocolo ainda precisa de ajustes para estabelecer um resultado mais bem definido. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Bacharelado.
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