Sustentabilidade no cinema : os olhares de Akira Kurosawa
View/ Open
Date
2011Type
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Partindo de uma contextualização da temática da sustentabilidade, este artigo analisa, com base na temática e em elementos estético-narrativos, dois filmes ficcionais dirigidos por Akira Kurosawa: Dersu Uzala, de 1975, e Sonhos, de 1990. Para isso, utilizam-se autores das áreas do cinema e, em especial, do meio ambiente. Busca-se compreender, à luz de conceitos referentes à temática da sustentabilidade, como o artista japonês expressou a relação homem-natureza em ambas as obras. Ao longo de qui ...
Partindo de uma contextualização da temática da sustentabilidade, este artigo analisa, com base na temática e em elementos estético-narrativos, dois filmes ficcionais dirigidos por Akira Kurosawa: Dersu Uzala, de 1975, e Sonhos, de 1990. Para isso, utilizam-se autores das áreas do cinema e, em especial, do meio ambiente. Busca-se compreender, à luz de conceitos referentes à temática da sustentabilidade, como o artista japonês expressou a relação homem-natureza em ambas as obras. Ao longo de quinze anos, tempo que separa o lançamento dos dois filmes, é possível perceber uma maturação do pensamento ecológico do diretor. ...
Abstract
From the thematic context of sustainability, this article analyzes, based on thematic and esthetic-narrative elements, two fictional films directed by Akira Kurosawa: Dersu Uzala, 1975, and Dreams, 1990 For this, some authors from the fields of cinema and, specially, of the environment are used. It seeks to understand, in light of concepts concerning the issue of sustainability, such as Japanese artist expressed the relationship between man and nature in both movies. Over fifteen years, during ...
From the thematic context of sustainability, this article analyzes, based on thematic and esthetic-narrative elements, two fictional films directed by Akira Kurosawa: Dersu Uzala, 1975, and Dreams, 1990 For this, some authors from the fields of cinema and, specially, of the environment are used. It seeks to understand, in light of concepts concerning the issue of sustainability, such as Japanese artist expressed the relationship between man and nature in both movies. Over fifteen years, during which separated the release of this two films, can be perceived a development of ecological thinking director. ...
In
Verso & reverso : revista da comunicação. São Leopoldo. Vol. 25, n. 60 (set./dez. 2011), p. 154-164
Source
National
Collections
-
Journal Articles (41542)Applied and Social Sciences (4249)
This item is licensed under a Creative Commons License