Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilva, Rodrigo Sychocki dapt_BR
dc.contributor.authorBarone, Dante Augusto Coutopt_BR
dc.contributor.authorBasso, Marcus Vinicius de Azevedopt_BR
dc.date.accessioned2018-10-27T03:12:26Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1516-7313pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/184045pt_BR
dc.description.abstractO artigo expõe o recorte de uma pesquisa de doutorado que investigou o processo de construção de conceitos matemáticos por estudantes que fizeram o uso das tecnologias digitais. O público participante da pesquisa foram estudantes da graduação em Licenciatura em Matemática de uma instituição federal de ensino superior. A inspiração para a organização e para o percurso metodológico foi a engenharia didática de M. Artigue e utilizou-se como referencial teórico, para analisar a produção dos participantes, a teoria da abstração reflexionante de Piaget. Por meio do experimento didático na presente pesquisa, infere-se que o uso das tecnologias digitais oportunizou aos participantes o desenvolvimento e a manutenção de formas de pensamento nas quais foi possível que cada um dos envolvidos construísse e desenvolvesse os seus próprios significados para os conceitos matemáticos estudados.pt_BR
dc.description.abstractThe article shows the essence doctoral research that investigated the process of construction of mathematical concepts by students who made use of the Digital Technologies. The audience participating in this phase of the survey were students of the undergraduate degree in Mathematics Teaching (called ‘Licenciatura’ in Brazil) from a federal teaching institution. The inspiration for the organization and methodological course is the Didactic Engineering of M. Artigue and it was used as theoretical reference to analyze the production of the participants the theory of reflective abstraction of J. Piaget. Through the didactic experiment in the present research it is inferred that the use of Digital Technologies gave the participants the opportunity to develop and maintain forms of thought which allowed each one of them to construct and develop their own meanings for the study of mathematical concepts.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCiência & educação. Bauru. Vol. 24, n. 3 (jul./set. 2018), p. 695-713pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectMathematics teachingen
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectTecnologia digitalpt_BR
dc.subjectInformática : Educaçãopt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectDidactic engineeringen
dc.subjectEnsino : Aprendizagempt_BR
dc.subjectDigital technologyen
dc.titleCadeias de Markov e tecnologias digitais : reflexões sobre a construção de conhecimentos dos discentes em licenciatura em matemáticapt_BR
dc.title.alternativeMarkov chains and digital technologies : reflections on the construction of students' knowledge in degree in mathematics teachingen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001077562pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples