Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorReis, Roberta Alvarengapt_BR
dc.contributor.authorManara, William de Freitaspt_BR
dc.date.accessioned2018-10-23T02:41:29Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/183901pt_BR
dc.description.abstractOBJETIVO: é analisar a formação em Fonoaudiologia no Rio Grande do Sul, por meio da caracterização dos cursos de graduação e de sua organização curricular e identificar quais as informações as IES disponibilizam, para domínio público, sobre a formação. METODOLOGIA: Estudo do tipo análise documental, composto por sete instituições de ensino superior. Utilizou-se elementos dispostos para domínio público, sejam nos documentos referentes ao curso ou nos sítios oficiais, a fim de analisar a formação em Fonoaudiologia por meio da caracterização dos cursos e das informações publicizadas. O trabalho buscou investigar, através de nove variáveis (perfil do egresso, competências e habilidades gerais e específicas, formação para o Sistema Único de Saúde, conteúdos essenciais, estágio curricular supervisionado, Projeto Pedagógico do Curso, Organização e estrutura curricular e avaliação do MEC) dispostas pelas diretrizes curriculares, se há interface entre o que as universidades disponibilizam sobre a formação aplicada para Fonoaudiologia com o que as Diretrizes Curriculares sugerem. RESULTADOS: Apenas duas instituições disponibilizam para domínio público os Projetos Pedagógicos do Curso. Uma universidade tem para domínio público o Projeto Pedagógico da Instituição. Todas dispõem sobre a matriz e estrutura curricular, mas apenas quatro expressam informações sobre a organização do currículo e apenas três apresentam ementas e/ou programas das disciplinas. Quatro IES são de caráter particular, três possuem sua sede administrativa na capital e quatro cursos foram criados a partir do ano 2000. Em relação ao perfil do egresso em Fonoaudiologia, o texto que mais apareceu foi em relação à formação “humanista, generalista e reflexiva”, de acordo com as Diretrizes Curriculares, e as competências e habilidades trabalhadas, também, corroboram com as dispostas pelas diretrizes. As sete instituições abordam as disciplinas e conhecimentos referentes a ciências biológicas e humanas no início do curso, e todas introduzem o curso no primeiro semestre com disciplina específica. E a carga horária de estágio obrigatório supervisionado está corroborando com o mínimo estabelecido pelas diretrizes CONCLUSÃO: A falta de clareza de informações foi um dos limitantes do trabalho, pois a partir da falta de informações reduziu-se o potencial da análise. As Diretrizes Curriculares Nacionais concedem às IES autonomia, flexibilidade, criatividade e responsabilidade para elaborar suas propostas curriculares. Pode-se ver que as IES determinam a carga horária e tempo de formação diferenciadas, de forma que possa organizar sua estrutura e organização curricular para suprir as necessidades básicas para a formação de novos profissionais.pt
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCapacitação de recursos humanos em saúdept_BR
dc.titleA (in)formação em fonoaudiologia no Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000994411pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Odontologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationFonoaudiologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples