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dc.contributor.advisorRossoni, Eloápt_BR
dc.contributor.authorCardoso, Vagnerpt_BR
dc.date.accessioned2018-10-20T03:16:41Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/183842pt_BR
dc.description.abstractEntre o grande número de mudanças ocorridas no início do século XXI, no que tange os currículos dos cursos de graduação da área da saúde, destaca-se a forte inserção dos alunos nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) através dos estágios curriculares supervisionados. O objetivo deste estudo é analisar como esta formação durante o período de graduação dentro dos serviços de saúde influenciou as escolhas profissionais dos egressos do curso de Odontologia da UFRGS. Trata-se de estudo descritivo de natureza quantiqualitativa com os egressos de 2012/1 a 2014/1, que vivenciaram os estágios do nono e décimo semestre do curso diurno. Como instrumentos de produção de dados foram utilizados documentos pedagógicos do curso e dos estágios e questionários aplicados on-line. O material foi submetido à análise descritiva. Setenta e cinco por cento dos egressos participantes do estudo consideram que foram influenciados nas suas escolhas profissionais pelos estágios curriculares supervisionados no SUS e noventa e oito por cento consideram fundamental essa experiência para sua formação acadêmica.pt
dc.description.abstractAmong the changes occurred in the early twenty-first century, in the curriculum of healthcare undergraduate courses, there is a strong presence of students inside the services of Brazilian Unified Health System (SUS) through supervised internships. The aim of this study is to analyze how undergraduation training within the health services influenced the career choices of undergraduates students of Dentistry College at Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). It is a descriptive study of quantitative and qualitative nature with graduates from 2012/1 to 2014/1, which experienced internships on ninth and tenth terms of daytime course. As teaching documents of the course and stages and on-line questionnaires data production tools were used. Quantitative data underwent descriptive analysis and qualitative material was analyzed through cultural analysis technique. As data production tools were used educational documents and on-line questionnaires. Quantitative material was submitted to descriptive analysis. Seventy-five percent of participants work graduates consider that they were influenced by supervised internships and ninety-eight percent consider fundamental that experience to academic education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDentistryen
dc.subjectEducação em odontologiapt_BR
dc.subjectEducation in dentistryen
dc.subjectHealth Public Systemen
dc.subjectEducation based on capacityen
dc.titleEstágios curriculares no Sistema Único de Saúde : implicações nas escolhas profissionais de egressos do curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.title.alternativeUndergrad internship at Brazilian Unified Health System : professional impact and decisions after graduation at Federal University of Rio Grande do Sulen
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001000143pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Odontologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationOdontologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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