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dc.contributor.advisorEcher, Isabel Cristinapt_BR
dc.contributor.authorFonseca, Andréa Jandira dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2018-10-16T02:43:10Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/183396pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: as pessoas são elementos essenciais em uma instituição e por isso necessitam de uma atenção especial por parte de seus gestores. Proporcionar um ambiente no qual o trabalhador tenha prazer em desempenhar suas funções, melhora a qualidade de vida, e conseqüentemente, a qualidade na assistência hospitalar. Neste contexto foi implantada em 2008 uma nova modalidade de escala fixa de folgas em uma unidade de internação de convênios de pacientes clínicos e cirúrgicos de um Hospital Universitário do Sul do Brasil com a finalidade de contemplar as necessidades e os anseios exteriorizados pelos colaboradores. Optou-se pela realização desta pesquisa, pela relevância desta problemática e pela inexistência de estudo na literatura e nesta realidade que contemplasse a avaliação da equipe de enfermagem em relação à implantação deste modelo de escala de folgas. Objetivo: analisar a satisfação da equipe de técnicos e auxiliares de enfermagem em relação à utilização de uma escala fixa de folgas. Método: trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa. As informações foram coletadas pela pesquisadora, por meio de entrevistas individuais as quais foram analisadas por meio da Análise de Conteúdo Bardin (2004), seguindo as seguintes etapas: pré-análise, a exploração do material e o tratamento dos resultados. O tema da entrevista semi-estruturada foi a satisfação com o novo modelo de escala. Resultados: participaram da pesquisa 11 auxiliares e técnicos de enfermagem do diurno que trabalham na referida unidade. Da análise emergiram quatro categorias: satisfação em trabalhar com esta escala; benefícios/dificuldades observados no ambiente de trabalho após a implantação da escala de folgas; a disposição e desempenho dos auxiliares e técnicos de enfermagem no trabalho após a implantação da escala; benefícios/dificuldades para vida pessoal. Os resultados demonstraram que o novo modelo de escala, trouxe aos colaboradores satisfação pessoal e profissional e integração na equipe. Considerações finais: a realização desta pesquisa possibilitou avaliar a satisfação dos colaboradores em relação ao novo modelo de escala, bem como refletir sobre como o ambiente de trabalho pode interferir na qualidade de assistência prestada. Espera-se, que esses resultados possam contribuir para que outras unidades melhorem a qualidade no trabalho dos profissionais da saúde.pt
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAdministração de recursos humanos em hospitaispt_BR
dc.subjectSatisfação no trabalhopt_BR
dc.subjectTrabalho em turnospt_BR
dc.subjectRecursos humanos de enfermagem no hospitalpt_BR
dc.subjectTécnicos de enfermagempt_BR
dc.subjectAuxiliares de enfermagem : Trabalho em turnospt_BR
dc.titleSatisfação de técnicos e auxiliares de enfermagem em relação ao novo modelo de escala de folgas : avaliação após cinco anospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000912944pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Enfermagempt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationEnfermagempt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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