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dc.contributor.advisorNascimento, Luis Felipe Machado dopt_BR
dc.contributor.authorZanatta, Édison Gustavo Buenopt_BR
dc.date.accessioned2018-10-16T02:43:06Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/183375pt_BR
dc.description.abstractO automóvel é um objeto de desejo de praticamente todo o brasileiro. Apesar da condição de país em desenvolvimento, nosso índice “habitante x carro” é semelhante ao verificado em países desenvolvidos. Essa relação já sofreu diversas reviravoltas, tais como o processo de nacionalização fomentado pelo governo federal nos anos 1950, o fim das importações nos anos 1970, as crises do petróleo na mesma década e nas seguintes, a volta das importações nos anos 1990, etc. Com esta última, o mercado automobilístico brasileiro viu seu rol de marcas e modelos disponíveis crescer vertiginosamente, o que forçou o consumidor a demandar um esforço maior na escolha de um novo automóvel. Isto, somado ao crescente e constante aumento dos combustíveis, levanta o questionamento se a eficiência energética dos nossos automóveis é levada em consideração pelo cliente na hora da compra. Esta pesquisa buscou identificar quais os atributos mais relevantes para o consumidor de automóveis e elaborar um ranking destes atributos, destacando o consumo de combustível. Para tal, valeu-se de uma fase inicial qualitativa, com a qual foi elaborado um instrumento de coleta de dados, de caráter quantitativo, com consumidores atuais e em potencial de veículos, preferencialmente moradores de Porto Alegre e região metropolitana.pt
dc.description.abstractThe car is an object of desire of almost all Brazilian. Despite the country condition in development, our index "habitant x car" is similar to that seen in developed countries. This relationship has suffered several twists, such as the nationalization process promoted by the federal government in the 1950s, the end of imports in the 1970s, the oil crisis in the same decade and the following, the return of imports in the 1990s, etc. With the latter, the Brazilian auto market saw its list of brands and models available to grow dramatically, forcing consumers to demand more effort in choosing a new car. This, added to the growing and constant increase in fuel, raises the question whether the energy efficiency of our cars is taken into account by the client at the time of purchase. This research aimed to identify the most important attributes for consumers of cars and draw up a ranking of these attributes, highlighting fuel consumption. To this end, it took advantage of a qualitative initial phase, through which we designed a data collection instrument, quantitative approach, with existing and potential vehicles customers, preferably residents of Porto Alegre and metropolitan region.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectCombustívelpt_BR
dc.subjectTomada de decisãopt_BR
dc.titleA relevância do consumo de combustível na escolha de um automóvelpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000978171pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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