Trilha interpretativa para reconhecimento de plantas : uma alternativa complementar no ensino de Sistemática de Angiospermas
dc.contributor.advisor | Jarenkow, João André | pt_BR |
dc.contributor.author | Winter, Adriana | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-10-16T02:43:00Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/183349 | pt_BR |
dc.description.abstract | A Sistemática Vegetal, uma das áreas da Botânica, é considerada pouco atrativa em Cursos de Biologia, com conteúdos em geral não relacionados com o cotidiano dos estudantes. Objetivando facilitar o aprendizado e tornar a Sistemática mais atrativa aos acadêmicos, adaptamos a metodologia do uso de trilhas ecológicas, comumente utilizadas em parques florestais para o estudo taxonômico. A trilha foi implantada em área de circulação intensa entre os prédios no Campus do Vale da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Posteriormente, foram aplicados questionários para avaliar o uso da trilha no aprendizado. Dos 41 alunos que responderam o questionário, 31 fizeram a trilha pelo menos uma vez. Na opinião de 34 alunos, a trilha auxiliou no aprendizado, principalmente por tornar os conteúdos mais visuais. A maioria afirmou que a trilha favoreceu a identificação taxonômica no local e consideraram que, após tê-la feito, passaram a ter mais interesse pela Sistemática, com maior atenção às plantas pelas quais passam. | pt_BR |
dc.description.abstract | Plant Systematics is considered to be a subject that does not awake students’ interest and is distant from the their reality. Aiming to make learning easier and Angiosperm Systematics more attractive to under graduate students we have adapted the ecological trail method, commonly used in forest parks for taxonomy studies. The trail was implanted in an area of intense circulation between the buildings of the Campus do Vale, in UFRGS. Afterwards questionnaires to evaluate the use of the trail in learning were applied. From the total of students attending the subject 41 answered the questionnaire, of which 31 had done the trail at least once. The trail was helpful in learning Angiosperm Systematics for 34 students especially because it makes the subject more visual. Most of the students considered that the trail favored the taxonomic identification in loco, and after doing the trail they now have more interest in Systematics, and pay more attention to the surrounding plants. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ecological trail | en |
dc.subject | Ensino de biologia | pt_BR |
dc.subject | Metodologia do ensino | pt_BR |
dc.subject | Teaching methods | en |
dc.subject | Taxonomia vegetal | pt_BR |
dc.subject | Botany | en |
dc.subject | Trilhas ecológicas | pt_BR |
dc.title | Trilha interpretativa para reconhecimento de plantas : uma alternativa complementar no ensino de Sistemática de Angiospermas | pt_BR |
dc.title.alternative | Interpretative trail for plant identification: an additional alternative in Angiosperm Systematics teaching | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000991331 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Biociências | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Biológicas: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Ciências Biológicas (1353)