Show simple item record

dc.contributor.advisorPerry, Gabriela Trindadept_BR
dc.contributor.authorPacheco, Thaís Müllerpt_BR
dc.date.accessioned2018-10-09T02:33:59Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/183208pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo desenvolver um livro infantil ilustrado , cuja temática é alimentação saudável , e com este fim a famosa história de Chapeuzinho Vermelho foi reescrita e adaptada por uma profissional da área de Nutrição . Para o desenvolvimento do projeto foram apresentados dados que justificam a necessidade da atenção à temática de alimentação, principalmente com enfoque para crianças. A Fundamentação Teórica se dividiu em três partes: a) contextualização sobre o desenvolvimento dos hábitos alimentares se desenvolvem , durante a infância, b) como o produto de um livro infantil é desenvolvido na área de atuação do design editorial e c) a ilustração direcionada para o público infantil, diferentes técnicas, criação e desenvolvimento de personagens e cenários com enfoque em livros infantis. O público-alvo definido são crianças de 4 a 9 anos. A análise de similares foi muito importante para o desenvolvimento do livro, pois permitiu observar como produtos similares abordavam questões de design tais como formato da página, quantidade de caracteres por página, tamanho e tipo de fonte, e estilo de ilustração. Antes de iniciar a tarefa de diagramar e ilustrar o livro, o texto da história foi dividido entre as páginas, o que abriu caminho para a produção de thumbnails e storyboards, cujo papel foi definir o espaço que as ilustrações ocupariam, e como as manchas de textos seriam organizadas. Durante o desenvolvimento, o livro foi avaliado por profissionais da saúde e educação. O resultado é um livro impresso no formato 20x20cm, totalmente ilustrado com cenários e personagens.pt
dc.description.abstractThis study aims to develop an illustrated children's book, whose theme is healthy eating for children, and for that end the famous Little Red Riding Hood was rewritten and adapted by a professional dietician. In order to develop the project, data which justifies the necessity for such theme on eating, particularly regarding children, was presented. The Theoretical Background subdivides into three parts: a) contextualization about how eating habits are established, which happens during childhood, b) how a children's book product is developed as seen from an editorial design point of view and c) children focused illustrations, different techniques, creation and development of characters and background images for children's books. The target group is children aged 4 to 9. The analysis of similar works proved very important for the book’s development because it allowed for the observation of how like products approached design questions such as page shape, amount of characters per page, font size and shape, and illustration style. Prior to starting the task of formatting and illustrating the book, the story’s text was split among the pages, which made way for the production of thumbnails and storyboards, whose role was to define the space the illustrations would take up, and how he text area would be placed. During the development period, the book was scrutinised by health and education professionals. The outcome is a book printed on a 20x20cm format, fully illustrated with background images and characters.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesign gráficopt_BR
dc.subjectChildren’s booken
dc.subjectLivro infantilpt_BR
dc.subjectIllustrationen
dc.subjectEatingen
dc.subjectIlustracoespt_BR
dc.subjectChildrenen
dc.titleLivro ilustrado com enfoque na educação alimentar infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001076430pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationDesign Visualpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record